Crise da RAM: loja nos EUA remove memória de PCs expostos para evitar furto

Tecnologia
Resumo
  • Loja da Costco removeu módulos de RAM de PCs expostos para evitar furtos devido ao aumento de preços;
  • Prática de remoção também se aplica a placas de vídeo em algumas unidades da rede;
  • Alta demanda por aplicações de IA está causando escassez de RAM e consequente elevação de preços.

Os preços das memórias RAM estão aumentando tanto que, nos Estados Unidos, uma rede varejista adotou uma medida um tanto drástica para evitar que esses componentes sejam furtados: removeu os módulos de RAM de desktops que ficam expostos nas prateleiras.

É o que indica uma conversa no Reddit. Ali, um usuário relatou que, ao visitar uma loja física da Costco, se deparou com PCs à venda e que até estavam ligados (mas não funcionando), porém, não tinham módulos de memória RAM instalados.

Essas máquinas não são vendidas sem RAM. Os módulos foram simplesmente retirados pela loja e guardados separadamente. Quando o consumidor compra um PC, o equipamento é entregue completo, o que inclui a memória.

Tudo indica que a remoção é um cuidado extra para evitar que alguém entre na loja, abra o gabinete de um PC exposto e leve os módulos de RAM. Não deve ser difícil sair do local levando esses componentes, afinal, eles são pequenos e leves.

Não está claro se essa é uma medida que vale para todas as unidades da Costco ou se cada loja tem autonomia para decidir se a executa ou não. Fato é que existe uma razão para tamanho cuidado: memórias RAM ficaram consideravelmente mais caras nos últimos meses e a tendência é a de esse cenário piore no decorrer de 2026.

Prova de que tamanho cuidado não é exagerado vem de um relato, também no Reddit, de um funcionário da Costco que descreveu um furto de RAM de um PC exposto, ato que acabou sendo flagrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento.

Além de módulos de RAM, algumas lojas também removem a placa de vídeo de desktops de mostruário, prática que, aliás, parece ter começado em 2020, quando enfrentamos um período de escassez de chips que envolveu o segmento de GPUs.

Por que memórias RAM ficaram tão caras?

Porque a demanda por RAM está maior do que a oferta. A implementação acelerada de aplicações de IA tem feito empresas do setor investirem na ampliação ou construção de data centers de tal forma que começou a faltar módulos de RAM no mercado, inclusive para consumidores. E piora: o problema também tem afetado os custos de SSDs.

Com relação a memórias RAM, a Micron prevê que teremos uma normalização de preços, mas somente a partir de 2028.

Com informações de VideoCardz

Crise da RAM: loja nos EUA remove memória de PCs expostos para evitar furto