
A OpenAI anunciou, nesta quinta-feira (29), que o GPT-4o e outros modelos antigos disponíveis no ChatGPT serão desativados em breve. Segundo a companhia, a descontinuação será feita para que seja possível focar no aprimoramento de modelos mais usados atualmente.
- Tudo sobre o ChatGPT: conheça os modelos e recursos da IA da OpenAI
- ChatGPT lança assistente médico capaz de analisar seus dados de saúde
A empresa, liderada por Sam Altman, informou que a “aposentadoria” acontecerá no dia 13 de fevereiro e, além do GPT-4o, os modelos que deixarão de ser disponibilizados são:
- GPT-5 (Instant e Thinking)
- GPT-4.1
- GPT-4.1 mini
- OpenAI o4-mini
Idas e vindas do GPT-4o
Apesar de o comunicado da OpenAI citar todos os modelos, o GPT-4o ganhou muito mais espaço no anúncio. A companhia chegou a afirmar que ele merecia um “contexto especial”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Um dos motivos para isso foi o episódio que marcou o lançamento do GPT-5 e, em um primeiro momento, a descontinuação do GPT-4o. Essa substituição repentina gerou uma reação negativa, já que o modelo antigo era o preferido de grande parte dos usuários na época.
Sam Altman chegou a comentar que muitas pessoas têm apego a modelos específicos de IA, ressaltando que foi um equívoco retirá-lo das opções disponíveis no seletor do ChatGPT. Com isso, o GPT-4o foi novamente inserido no catálogo da plataforma.
Naquele contexto, o executivo também afirmou que um erro no seletor automático fez o GPT-5 parecer “mais burro”. Esse comentário embasou reclamações de usuários que diziam que o modelo gerava respostas com menos contexto e também menos calorosas do que as do seu antecessor.

Melhorias implementadas e migração de usuários
A OpenAI agora decreta a aposentadoria definitiva do GPT-4o após ele influenciar melhorias no GPT-5.1 e no GPT-5.2 em campos como personalidade, suporte a ideias criativas e mais maneiras de personalizar a forma como o chatbot responde.
“Estamos anunciando hoje a descontinuação do GPT-4o porque essas melhorias já foram implementadas e porque a grande maioria dos usuários migrou para o GPT-5.2, com apenas 0,1% dos usuários ainda optando pelo GPT-4o diariamente”, pontuou a companhia.
Leia também:
- Como funciona o Prism? Nova ferramenta da OpenAI ajuda em pesquisas científicas
- 8 aplicativos para você testar no ChatGPT
- ChatGPT escalando o time? Técnico demitido nega acusação de uso de IA
VÍDEO: O ‘ChatGPT Atlas‘ chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra “lembrar” do que você gosta
Leia a matéria no Canaltech.

