Starlink atinge marca de 1 milhão de clientes no Brasil

Tecnologia
Resumo
  • A Starlink atingiu 1 milhão de clientes no Brasil quatro anos após começar a operar no país.
  • A velocidade média de conexão da Starlink no Brasil aumentou de 90 Mb/s para 140 Mb/s, mas ainda está abaixo da média global de 220 Mb/s.
  • A Starlink solicitou à Anatel a utilização de satélites de segunda geração para melhorar a velocidade e estabilidade do sinal.

O provedor de internet via satélite Starlink bateu a marca de 1 milhão de clientes no Brasil. Quatro anos após receber o aval para atuar no país, a companhia de Elon Musk rapidamente conquistou consumidores, ultrapassou rivais e se tornou referência neste tipo de tecnologia.

A empresa fez uma postagem na rede social X comemorando o momento. “Agradecemos a todos os nossos clientes!”, escreveu a Starlink em bom português.

Números anteriores davam conta de que a prestadora atendia 600 mil clientes por aqui. Fontes no setor ressaltam que, no acompanhamento de número de consumidores, os números internos das empresas de telefonia podem ser ligeiramente divergentes daqueles registrados nos painéis da Anatel, que são processados com atraso.

Nos últimos anos, a Starlink adotou uma postura low profile no país. Ela evitou se envolver em polêmicas – em especial aquelas associadas ao seu fundador – e focou na expansão do serviço. É normal, por exemplo, esbarrar com publicidades na rede X com condições promocionais para contratar o serviço, que rivaliza com a fibra óptica em algumas regiões.

A título de curiosidade, os executivos da Starlink não têm o hábito de falar em on com jornalistas. Existe a expectativa de que isso mude com a chegada de Paulo Esperandio como diretor de desenvolvimento de negócios para a América Latina da SpaceX, a empresa-mãe do provedor.

No passado, o empresário Elon Musk chegou a dizer que a Starlink atendia 90% das cidades da Amazônia. Hoje, é possível dizer que ela se tornou sinônimo de conectividade principalmente no interior do país, como em fazendas e outras localidades vinculadas ao agronegócio, e em regiões distantes dos centros urbanos, como escolas do Norte.

O Tecnoblog revelou em novembro de 2025 que a velocidade média de conexão avançou de 90 Mb/s para 140 Mb/s, um ganho de 55%. Ainda assim, os clientes brasileiros ficam abaixo da média global de 220 Mb/s.

Quais são os próximos passos da empresa?

O movimento mais recente da Starlink foi a solicitação à Anatel para utilizar satélites de segunda geração. Eles já estão liberados para uso nos Estados Unidos e têm como principal promessa uma maior velocidade e estabilidade de sinal, já que utilizam uma radiofrequência atualmente sem uso.

Starlink atinge marca de 1 milhão de clientes no Brasil