
O Roblox anunciou na última terça-feira (27) que irá mudar as “políticas de cabeças” da plataforma, mantendo apenas os cosméticos dinâmicos e substituindo as Classic Heads, estáticas e em 2D. A alteração gerou revolta em jogadores, principalmente entre veteranos e criadores de Conteúdo Gerado por Usuários (UGC).
- O que é Roblox? | Guia Completo
- Roblox aposta em IA para acelerar criação de jogos e lança Moments, seu “TikTok”
No Roblox, é possível customizar os personagens: de roupas e acessórios a cabelos e rostos. Estes últimos são divididos em Cabeças Clássicas (estáticas e simples) e Cabeças Dinâmicas, que são animadas e reativas.
“Estamos construindo uma plataforma onde cada usuário pode se expressar de forma autêntica”, afirmou um porta-voz do Roblox em comunicado. A ideia é converter todas as Cabeças Clássicas em Dinâmicas, que devem apresentar um modelo “cage”, permitindo que os bonecos reajam e realizem ao menos 17 expressões faciais específicas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Essa transição deve ocorrer no marketplace até o dia 3 de março. A empresa explica que qualquer item que não cumprir os requisitos será removido da loja. Além disso, a partir de 15 de junho, cabeças incompatíveis serão retiradas dos inventários dos usuários. “Após esse ponto, o Roblox fará o melhor esforço possível para atualizar as cabeças restantes, respeitando a intenção artística”, informou a desenvolvedora.

Vale lembrar que o Roblox é quase inteiramente guiado por conteúdo gerado pela comunidade. Criadores que possuem dezenas de itens ativos precisarão adequar suas peças às novas regras se quiserem que suas criações permaneçam no Marketplace.
A situação gerou revolta em redes sociais como o X e o Reddit. Um criador comentou não saber “como será o formato para atualizar os rostos”, enquanto outro se disse preocupado: “tendo feito mais de 200 rostos, não sei o que esperar”.
Para os usuários mais antigos, as mudanças representam um duro golpe ou como a comunidade chama: o “Fim do Roblox Clássico”. Jogadores temem que o próximo alvo da empresa seja o R6, modelo de corpo básico dividido em seis partes.
Jogadores protestam contra mudanças no chat do Roblox
Outra mudança que enfureceu a comunidade foi a nova diretriz de comunicação. Além da verificação facial para comprovar a idade, o jogo restringe o chat de texto e voz para crianças menores de 9 anos, que perderam o acesso ao recurso. Jogadores de todo o mundo, incluindo do Brasil, realizaram “protestos” no Roblox com cartazes e mensagens contra as restrições. As manifestações viralizaram por erros claros de ortografia e como as crianças optaram por se manifestarem sobre o caso.
Leia também no Canaltech:
- Roblox exige verificação de idade para usar chat no Brasil; veja como fazer
- Rússia bloqueia Roblox alegando “propaganda LGBT” e “conteúdo extremista”
- Roblox é investigado por facilitar acesso a predadores infantis
Vídeo: PC ou console? Afinal, existe um melhor?
Leia a matéria no Canaltech.

