Fritura sem bagunça: 4 itens que evitam respingos na cozinha

Tecnologia

Fazer frituras na cozinha não precisa virar uma bagunça. Afinal, diversos produtos ajudam a minimizar efeitos como respingos e acidentes na hora de preparar alimentos como batatas fritas, empanados e muito mais. 

Veja abaixo quatro opções que permitem fazer frituras com pouca ou nenhuma bagunça na cozinha:

  1. Air Fryer
  2. Coifa
  3. Fogão de indução
  4. Panelas mais fundas

1. Air Fryer

Embora a air fryer tecnicamente não “frite”, ela tem sido cada vez mais usada em substituição à tradicional frigideira. Como vantagem, as refeições tendem a ficar bem mais saudáveis. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Air Fryer
Air Fryer mantém a sujeira contida (Imagem: Reprodução/Freepik)

Quando se pensa na bagunça do preparo, o uso desse tipo de equipamento ajuda na contenção de resíduos e na praticidade, já que todo o processo ocorre dentro de um cesto fechado. Na prática, elimina-se a dispersão de óleo quente sobre o fogão ou bancadas.

Além disso, as peças removíveis são geralmente antiaderentes e podem ser lavadas em máquinas de lavar louça. Sem tantos respingos, o sistema ainda gera menos odores persistentes de comida na cozinha em comparação à fritura tradicional.

Outras vantagens da air fryer incluem a necessidade mínima de intervenções, já que diversas refeições podem ser feitas apenas ajustando o tempo correto no início. 

No entanto, em termos de gosto e textura, as comidas da Air Fryer podem não ser exatamente iguais às feitas com óleo na frigideira — os resultados variam de acordo com o tipo de alimento.

2. Coifa

A coifa é aquele equipamento que fica diretamente acima do fogão, e tem como objetivo capturar partículas suspensas em diferentes tipos de preparos de alimentos. Portanto, ajuda a manter a higiene da cozinha, especialmente no longo prazo. 

Coifa
Coifas ajudam a remover impurezas do ar (Imagem: Divulgação/Samsung)

Para isso, contam com filtros de malha ou defletores, que retêm partículas de óleo e impedem o acúmulo de sujeira pegajosa em armários, tetos e azulejos.

Ao extrair o vapor, o sistema ainda evita que a umidade se instale, o que reduz a proliferação de mofo, bactérias e cheiros persistentes. 

Além disso, a remoção da gordura no ar e das superfícies diminui o risco de incêndios considerados bastante perigosos. 

3. Fogão de Indução

A tecnologia de indução, que usa campos eletromagnéticos para gerar calor, contribui para a limpeza ao funcionar em fogões com topos lisos.

Isso facilita muito a higienização em comparação com os equipamentos tradicionais que funcionam a gás, já que permite resolver o problema apenas ao passar um pano. 

Fogão de indução EOS
Superfície lisa facilita limpeza da gordura (Imagem: Reprodução/EOS)

Além disso, o funcionamento não envolve fogo, e por isso respingos e derramamentos acidentais não causam incêndios graves. Outra vantagem é que o topo esfria rapidamente após a remoção da panela, o que viabiliza a limpeza quase imediata.

Fogões de indução ainda têm maior eficiência, já que o sistema aquece apenas a área sob a panela. Ou seja, menos energia é perdida para os lados da panela, como ocorre com fogões a gás. 

4. Panelas mais fundas

O design da panela é um fator determinante para conter a sujeira no ambiente, já que as laterais altas impedem que óleo quente e molhos atinjam o fogão durante processos de fritura ou selagem.

O formato ainda facilita o ato de mexer em ingredientes sem que o alimento seja lançado para fora da panela, visto que modelos fundos permitem manter alguns centímetros entre o óleo e a borda.

Além disso, o espaço extra no topo evita que líquidos transbordem ao borbulhar, e portanto há alta versatilidade para fazer frituras e cozimentos na mesma panela.

Na prática, isso reduz a quantidade de louça a ser lavada, além de reduzir o risco de acidentes — muito útil principalmente para quem é iniciante na cozinha.

Panela
Panelas mais altas podem ajudar a minimizar respingos (Imagem: Divulgação/Tramontina)

Leia mais no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.