LG desiste de fabricar TVs com resolução 8K

Tecnologia
Resumo
  • LG decidiu suspender produção de TVs 8K, de acordo com veículo;
  • Decisão segue movimentos semelhantes aos da TCL e Sony, que também abandonaram o segmento;
  • Oferta baixa de conteúdo 8K e preços elevados contribuíram para esse cenário.

Você pretende comprar uma TV 8K? A maioria das pessoas responde “não” a essa pergunta. Isso explica a recente decisão da LG de deixar de produzir TVs baseadas nessa resolução. A decisão não é inédita na indústria: TCL e Sony já haviam seguido pelo mesmo caminho.

O fim da produção de TVs 8K pela LG foi reportado pelo FlatpanelsHD, veículo especializado em telas. Esse não foi um movimento inesperado: no início do ano, a LG explicou ao site que estava “analisando de forma abrangente as tendências atuais do mercado de telas e as tendências dentro do ecossistema de conteúdo 8K”. Já era um sinal de que algo não ia bem no segmento.

A decisão tem um peso maior para a LG porque, além de TVs 8K com tecnologia LCD, a companhia fabricava TVs OLED com a mesma resolução, linha que teve início em 2019 com o modelo LG Z9, de 88 polegadas.

Opções um pouco menores e mais baratas foram produzidas entre 2022 e 2025, a exemplo da TV LG OLED Evo Z3, que foi introduzida em 2023 e chegou a ser lançada no Brasil no fim do mesmo ano por módicos R$ 109.999.

O que deu errado com as TVs 8K?

As vendas de TVs com resolução 8K começaram em 2015, no Japão, com alguns protótipos tendo sido revelados anos antes. A indústria vinha, desde então, tentando convencer os consumidores de que televisores com essa resolução seriam o futuro, fazendo modelos com resolução 4K se tornarem ultrapassados.

Mas essas previsões não se confirmaram. A principal razão para isso é o fator preço: os componentes necessários para fazer uma TV 8K funcionar a contento e o fato de os benefícios dessa resolução só serem perceptíveis em modelos grandes (mais custosos) tornam a categoria muito cara.

Coincidência ou não, um estudo publicado no ano passado indica que, em linhas gerais, não há diferença perceptível em termos de nitidez entre conteúdo 4K e 8K dentro de determinadas distâncias.

Para completar, a oferta de conteúdo disponível em 8K é extremamente baixa. Neste aspecto, jogos poderiam ser a salvação, mas essa foi outra promessa não cumprida. Vide um exemplo vindo da Sony: existia a expectativa de que a linha PlayStation 5 tivesse suporte a 8K, mas isso não se confirmou.

Eis o efeito: a TCL abandonou o segmento de TVs 8K em 2023, com a Sony fazendo o mesmo no ano passado. Agora é a vez da LG, embora a companhia tenha sinalizado que pode retomar a produção de modelos 8K se houver mercado para isso.

E a Samsung? A marca ainda produz TVs com resolução 8K, mas há incertezas sobre os planos da companhia para o segmento neste ano.

LG desiste de fabricar TVs com resolução 8K