
Resumo
- Apple pode lançar dois modelos de celulares dobráveis: um em formato de livro e outro em formato quadrado.
- Modelo quadrado seria compacto e fácil de transportar, enquanto o modelo maior focaria em produtividade com tela de 7,7 polegadas.
- O lançamento do modelo maior pode ocorrer em 2026 ou 2027, enquanto a versão menor aparenta estar em fase de testes.
A Apple pode lançar mais de uma opção de celulares dobráveis. Novos rumores indicam que, além de um iPhone que dobra em formato de livro, um outro modelo do tipo “concha” pode estar a caminho, focado em ocupar o menor espaço possível.
As informações foram reveladas pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, que indica que o modelo chegaria ao mercado após o dobrável “maior” do tipo livro. A iniciativa seria parte de uma estratégia de longo prazo para diversificar o portfólio de iPhones e testar a receptividade do público a diferentes formatos e tamanhos de tela.
Como seria o iPhone Flip?

Segundo Gurman, a empresa estaria trabalhando em um aparelho que, quando fechado, assumiria um formato quadrado. Esse design permitiria que o smartphone fosse transportado com mais facilidade em bolsos pequenos, por exemplo.
Enquanto o possível primeiro dobrável da Apple — até então, previsto para o final de 2026 — focaria em produtividade e multitarefa com uma tela interna de cerca de 7,7 polegadas, o modelo “concha” seria voltado para conveniência no uso cotidiano.
A aposta da gigante de Cupertino seria que o sucesso do primeiro dispositivo de tela flexível geraria uma demanda por variações de ergonomia. Essa lógica repetiria a receita da linha tradicional de iPhones, que mudou ao longo dos anos para incluir variantes como o Mini, o Plus e o Pro Max.
O dispositivo também colocaria a Apple em concorrência direta com modelos já consolidados no segmento, como o Samsung Galaxy Z Flip e a linha Razr, da Motorola. Vale recordar que, em 2024, os rumores já indicavam que a Maçã testava protótipos similares, mas teria pausado o desenvolvimento para priorizar o iPhone Fold.

Dobrável “maior” pode ser lançado este ano
Apesar do aparente interesse no formato flip, tudo indica que o dispositivo está em fase de testes. Até então, não há garantias de que este modelo específico chegará à produção em massa no curto prazo.
O foco imediato da companhia parece ser o dobrável maior em formato livro, cujo lançamento estaria previsto para o final de 2026 e o início de 2027, possivelmente equipado com o futuro chip A20.
A Apple mantém o sigilo oficial absoluto sobre o projeto. No entanto, dados da cadeia de suprimentos sugerem que este ano deve marcar a estreia definitiva da marca no segmento de dobráveis, utilizando painéis OLED de nova geração fornecidos pela Samsung.
iPhone Flip: Apple pode ter outro celular dobrável em formato quadrado

