
O Genie é um projeto do Google para criar mundos abertos interativos em 3D com inteligência artificial (IA). Com poucos prompts, é possível criar um cenário e controlar um personagem durante a exploração, lembrando um jogo de videogame.
- Quais são os modelos do Gemini? Conheça as IAs disponíveis no app do Google
- Tudo sobre o Gemini: veja como a IA do Google funciona e os seus recursos
Os mundos abertos não são complexos como os de jogos como The Witcher e GTA, mas chamam a atenção pela capacidade de criar e interagir com um ambiente a partir de prompts simples de texto.
A seguir, entenda:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- O que é Genie?
- Como funciona?
- Quem pode usar?
O que é Genie?
O Genie é um projeto para criar “modelos de mundo” com IA: em resumo, experiências interativas em 3D após prompts de texto. Após desenvolver o ambiente, é possível controlar a navegação com as setas do teclado e explorar cada trecho.
O projeto ainda está em fase experimental, mas o Google afirma que poderá ser usado para desenvolvimento de games e tarefas educacionais, como explorar uma civilização antiga.
Thrilled to launch Project Genie, an experimental prototype of the world’s most advanced world model. Create entire playable worlds to explore in real-time just from a simple text prompt – kind of mindblowing really! Available to Ultra subs in the US for now – have fun exploring! pic.twitter.com/2XDy0V0BW0
— Demis Hassabis (@demishassabis) January 29, 2026
Como funciona?
O Genie combina os modelos de IA do Gemini e do Nano Banana para criar imagens e transformá-las em experiências imersivas.
Primeiro, o usuário faz um “rascunho” do mundo em 3D com uma imagem e as preferências sobre como controlar o personagem (em primeira ou terceira pessoa, por exemplo). Depois, o Genie cria novas partes do mundo a partir da navegação e dos movimentos de câmera.
É possível refinar o projeto final com outros prompts, além de publicar uma demonstração ou um vídeo da exploração do ambiente.
Quem pode usar?
O projeto funciona em caráter experimental e foi liberado na plataforma Google Search Labs em janeiro de 2026. No entanto, apenas assinantes do plano Google AI Ultra (o mais caro da empresa) nos Estados Unidos podem usar a ferramenta.
Leia também:
- Inteligência personalizada e mais: 6 novidades do Google Gemini em janeiro
- O que é UCP? Conheça o protocolo de comércio para IA do Google
- O que é system prompt? Entenda as ‘regras’ nas respostas das IAs
VÍDEO: A revolução das máquinas chegou? 🤖 Quase isso!
Leia a matéria no Canaltech.

