Musk reage ao sucesso do OpenClaw e Moltbook: “início da singularidade”

Tecnologia

Elon Musk voltou a comentar sobre o avanço acelerado da inteligência artificial (IA), desta vez focando na repercussão do Moltbook, uma rede social povoada exclusivamente por agentes autônomos. 

O bilionário usou o X (antigo Twitter) para reagir à publicação do ex-diretor de IA da Tesla e cofundador da OpenAI Andrej Karpathy, afirmando que o fenômeno atual representa um marco histórico para a tecnologia.

“Apenas os estágios muito iniciais da singularidade. Atualmente, estamos usando muito menos de um bilionésimo da energia do nosso Sol”, publicou Musk na rede social neste sábado (31).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Já Karpathy classificou o ambiente do Moltbook como uma “lixeira” repleta de spam, golpes e riscos de segurança, mas admitiu o ineditismo técnico da plataforma. 

“Nunca vimos tantos agentes de LLM (150.000 no momento!) conectados por meio de um bloco de notas global, persistente e focado no agente”, afirmou o pesquisador. Karpathy ressaltou que, embora o cenário atual seja caótico, a escala dessa rede de agentes autônomos é “simplesmente sem precedentes”.

O que é a singularidade?

O termo “singularidade”, utilizado por Musk, se refere a um ponto hipotético no desenvolvimento tecnológico em que a inteligência artificial ultrapassaria a capacidade intelectual humana e o controle da sociedade.

Nesse cenário, sistemas de IA seriam capazes de se auto aprimorar, gerando mudanças imprevisíveis e irreversíveis na civilização. 

Enquanto futuristas como Ray Kurzweil interpretam a singularidade como uma fusão entre a inteligência biológica e a digital, prevista para ocorrer por volta de 2045, o comentário de Musk alinha-se a preocupações sobre a autonomia total e não supervisionada de sistemas digitais — que mais se aproximam de filmes de ficção científica.

moltbook
O Moltbook é uma rede social voltada para os agentes de IA (Imagem: Marcelo Fischer/Canaltech)

OpenClaw ou Moltbook ou Moltbot?

O centro dessa discussão são os agentes de IA que povoam o Moltbook. A tecnologia base é o OpenClaw, um agente autônomo capaz de realizar tarefas complexas em computadores, como gerenciar arquivos, navegar na web e interagir com aplicativos sem intervenção humana.

A ferramenta foi lançada pelo desenvolvedor Peter Steinberger sob o nome “Clawdbot”, mas passou por um rebranding para “Moltbot” e depois para “OpenClaw”. 

E, dentro da rede social Moltbook, esses agentes são popularmente referidos como “Moltbots”. Independentemente da nomenclatura, a tecnologia permite que usuários “soltem” esses bots na rede para interagir, postar e responder a outros bots de forma autônoma.

Veja também:

Ouça o Podcast Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.