
A nova versão do Mozilla Firefox será lançada com um recurso que permite desativar funcionalidades de inteligência artificial (IA). O objetivo é tornar a experiência dos internautas no navegador ainda mais personalizável diante dos avanços da IA generativa.
- Cansou de usar o Chrome? Veja 8 alternativas ao navegador do Google
- Sem bagunça: Firefox vai usar IA para organizar suas abas abertas
A ferramenta de controles de IA estará disponível nas configurações do navegador e está relacionada a todas as funcionalidades da tecnologia que já estão integradas ao Firefox.
O controle permitirá gerenciar individualmente os seguintes recursos:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Tradução;
- Texto alternativo em PDFs;
- Agrupamento de abas aprimorado por IA;
- Pré-visualização de links;
- Chatbot de IA na barra lateral.
Além da opção de bloquear cada um deles separadamente, também será possível desativar todos esses recursos de uma só vez.
“Acreditamos que a possibilidade de escolha é mais importante do que nunca, à medida que a IA se torna parte da experiência de navegação das pessoas. O que importa para nós é dar às pessoas o controle, independentemente de como elas se sintam em relação à IA”, ressaltou a Mozilla em comunicado.

Quando os controles de IA chegarão ao Firefox?
A ferramenta de controle dos recursos de IA no Firefox será disponibilizada a partir do Firefox 148. Essa nova versão será liberada aos usuários no dia 24 de fevereiro, mas os internautas já podem experimentar a funcionalidade antecipadamente no Firefox Nightly (firefox.com), versão de testes do navegador.
Leia também:
- 5 extensões úteis para quem está de Home Office
- Dona do Firefox revela serviço de e-mail para concorrer com Gmail e Outlook
- 20 anos de Firefox: relembre a história e as inovações do navegador
VÍDEO: QUAL É O MELHOR NAVEGADOR?
Leia a matéria no Canaltech.

