Microsoft testa “barra de menus do Mac” no Windows 11; veja como deve ficar

Tecnologia

A Microsoft testa um novo menu superior opcional para o Windows 11, chamado Command Palette Dock, que oferece acesso rápido a ferramentas, monitoramento de recursos e extensões do PowerToys, semelhante a opções encontradas no macOS, Linux ou versões antigas do Windows.

O dock é altamente personalizável e pode ser fixado nas bordas superior, inferior, esquerda ou direita da tela.

Os usuários podem organizar as extensões em três regiões distintas — início, centro e fim — ajustar aparência, tema e estilo, e mover ou reordenar os apps com um modo de edição dedicado, sem interferir no funcionamento do Command Palette.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O Command Palette Dock pode servir como atalho para aplicativos e ferramentas usadas com frequência, como calculadora, editor de texto e comandos do sistema.

O menu também pode exibir extensões de monitoramento de CPU, memória e rede, o que reduz a necessidade de acessar menus adicionais ou abrir o Gerenciador de Tarefas para consultar essas informações.

Atualmente, o recurso ainda está em fase de experimentação e a Microsoft está coletando feedback da comunidade para avaliar sua utilidade — ainda não é possível acessá-la pelo PowerToys, por exemplo.

Para quem não quiser usar, o dock pode ser desativado, mantendo a experiência atual do Command Palette.

Novo menu superior do Windows 11
Microsoft testa um novo menu superior opcional para o Windows 11. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Desenvolvedores podem testar o menu

Uma versão do Command Palette Dock já está disponível para desenvolvedores. Para testar, é necessário importar o projeto do PowerToys no GitHub (github.com/microsoft/PowerToys) e executá-lo no Visual Studio.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: Adeus, Windows 10! 👋 A Microsoft encerrou o suporte, e agora é hora de dar um upgrade.

Leia a matéria no Canaltech.