Evento busca abrir novas oportunidades de negócios e parcerias em setores estratégicos como segurança alimentar, agronegócio e inovação
Da Redação (*)
Brasília – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promove nesta quinta-feira (5), às 14 horas, em Brasília–DF, o Fórum Empresarial Russo-Brasileiro, com a participação do vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Estarão presentes autoridades governamentais, lideranças empresariais e representantes dos setores produtivos dos dois países para discutir oportunidades de cooperação econômica, comercial, tecnológica e de investimentos.
O evento integra a agenda bilateral destinada a ampliar o diálogo estratégico entre Brasil e Rússia, fortalecendo laços históricos e abrindo novas perspectivas para empresas brasileiras em um cenário global em transformação.
“É um espaço para reafirmarmos o compromisso do Brasil com uma integração econômica que gere oportunidades concretas para nossas empresas”. Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
A cerimônia de abertura do Fórum Empresarial Russo-Brasileiro contará ainda com a presença do primeiro-ministro da Federação da Rússia, Mikhail Mishustin; da chefe do Escritório da ApexBrasil em São Paulo, Marcia Nejaim; do presidente da FIBRA/CNI, Jamal Jorge Bittar; do presidente do Conselho Empresarial Rússia-Brasil, também presidente da parte russa do Conselho Empresarial dos BRICS e da Associação Russa de Produtores de Fertilizantes, Andrei Gurvey; e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café e do Conselho Empresarial Brasil-Rússia, Pavel Cardoso.
Em 2025, o Brasil exportou para a Rússia por volta de US$ 1,5 bilhão, principalmente carne bovina, café não torrado e soja. Já nas importações, as vendas russas totalizaram US$ 9,4 bilhões, concdentradas principalmente petróleo e fertilizantes embarcados para o mercado brasileiro.
O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou 217 oportunidades de exportação de produtos nacionais para o mercado russo em segmentos como materiais de construção, couro, ferramentas, talheres, entre outros. A Agência tem sete projetos setoriais com foco no país nas áreas de alimentos e bebidas, agronegócio, saúde, máquinas e equipamentos. A demanda russa de alimentos converge com a oferta brasileira em setores estratégicos e amplia o potencial de crescimento na relação comercial.
Durante o evento, representantes de diversos segmentos da economia vão compartilhar experiências e discutir soluções para as cadeias produtivas. O objetivo é aproximar setores público e privado, explorar novas alternativas de comércio exterior, impulsionar parcerias voltadas ao desenvolvimento sustentável e identificar caminhos para expansão das exportações brasileiras. Os debates incluem a diversificação de mercados, segurança alimentar, inovação industrial, tecnologias emergentes e logística.
Serviço
Fórum Empresarial Russo-Brasileiro
Data: quinta-feira, dia 5 de fevereiro de 2026
Horário: 14h
Local: Palácio do Itamaraty – Sala San Tiago Dantas – Esplanada dos Ministérios – Bloco H – Brasília-DF
Perfil de Comércio de Investimentos – Rússia: clique aqui para acessar.
Programação:
14h00 – 15h00 – Welcome e credenciamento
15h00 -15h40 – Abertura do Fórum
15h45 – 16h30 – Painel I: Cooperação comercial e de investimento entre a Rússia e o Brasil: soluções para um futuro sustentável
16h30 – 17h15 – Painel II: Parceria entre a Rússia e o Brasil para garantir a segurança alimentar
17h15 – 18h00- Painel III: Perspectivas para o desenvolvimento do diálogo russo brasileiro no campo das tecnologias industriais e de TI
(*) Com informações da ApexBrasil
O post Fórum Empresarial Russo-Brasileiro debate oportunidades de negócios e parcerias em setores estratégicos apareceu primeiro em Comex do Brasil.

