
Um novo rumor vazado nesta segunda-feira (2) afirma que as companhias parceiras da AMD vão aumentar o preço de suas placas de vídeo Radeon. Um reajuste entre 5% e 10% já foi aplicado no mês de janeiro, com o próximo previsto para este trimestre — entre fevereiro e março.
- 6 dicas para fugir dos preços altos das memórias RAM
- DDR3 vs DDR4 vs DDR5: O guia definitivo da memória RAM para seu PC
Uma publicação da Board Channels agora aponta que o próximo acréscimo acompanhará a escalada de valores cobrados pelas memórias RAM. No mês passado, as GPUs subiram em até US$ 40 no mercado internacional.
É esperado que lojistas e distribuidores mantenham as placas de vídeo AMD Radeon guardadas, o que criaria uma escassez artificial até o próximo aumento — no qual poderão aplicar uma rentabilidade maior dentro da crise dos componentes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Não foi revelado de quanto será o reajuste, mas a expectativa é que seja similar ao visto em janeiro — entre 5% e 10%. É dito que as parceiras comerciais da AMD querem praticar valores similares aos atuais vistos nas GPUs NVIDIA GeForce.

Aumento das GPUs é apenas um aspecto
Ainda que o acréscimo nos preços das memórias RAM tenha atingido as placas de vídeo da AMD e NVIDIA, elas não são as únicas a sofrerem com a nova realidade do mercado tecnológico. Videogames também encareceram, assim como smartphones e outros eletrônicos que exigem o componente.
Ainda não é vista uma queda dos preços e as melhores estimativas apontam para 2028 — no mínimo. As fabricantes se preparam para retomar o lançamento de seus produtos a partir desta data, como é o caso da Sony com o PlayStation 6 (que usa processadores com GPU integrada AMD).
Além disso, houve uma procura maior por memórias das gerações anteriores para preencher a lacuna no mercado. O DDR4 e até o DDR3 se tornaram uma saída para muitos, que apesar de mais lentos e “fora de moda”, são opções viáveis para o bolso do consumidor.
Leia também no Canaltech:
- Adeus 16 GB? NVIDIA deve priorizar produção de GPUs com apenas 8 GB
- CPUs Intel Panther Lake podem “perder” gráficos Arc se a RAM for lenta
- Explosão de notalgia: loja lança PCs poderosos em gabinetes dos anos 1990
YouTube: A crise das memórias RAM atinge a venda de vários eletrônicos e já encareceu o seu dispositivo favorito. Veja as razões para este aumento expressivo
Leia a matéria no Canaltech.

