Fim da alternativa barata? Placas AMD devem subir de preço e colar na NVIDIA

Tecnologia

Um novo rumor vazado nesta segunda-feira (2) afirma que as companhias parceiras da AMD vão aumentar o preço de suas placas de vídeo Radeon. Um reajuste entre 5% e 10% já foi aplicado no mês de janeiro, com o próximo previsto para este trimestre — entre fevereiro e março.

Uma publicação da Board Channels agora aponta que o próximo acréscimo acompanhará a escalada de valores cobrados pelas memórias RAM. No mês passado, as GPUs subiram em até US$ 40 no mercado internacional. 

É esperado que lojistas e distribuidores mantenham as placas de vídeo AMD Radeon guardadas, o que criaria uma escassez artificial até o próximo aumento — no qual poderão aplicar uma rentabilidade maior dentro da crise dos componentes.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Não foi revelado de quanto será o reajuste, mas a expectativa é que seja similar ao visto em janeiro — entre 5% e 10%. É dito que as parceiras comerciais da AMD querem praticar valores similares aos atuais vistos nas GPUs NVIDIA GeForce. 

Imagem das GPUs NVIDIA GeForce RTX 50
As parceiras da AMD querem que suas GPUs tenham preços equivalentes às vistas com a NVIDIA (Imagem: Divulgação/NVIDIA)

Aumento das GPUs é apenas um aspecto

Ainda que o acréscimo nos preços das memórias RAM tenha atingido as placas de vídeo da AMD e NVIDIA, elas não são as únicas a sofrerem com a nova realidade do mercado tecnológico. Videogames também encareceram, assim como smartphones e outros eletrônicos que exigem o componente.

Ainda não é vista uma queda dos preços e as melhores estimativas apontam para 2028 — no mínimo. As fabricantes se preparam para retomar o lançamento de seus produtos a partir desta data, como é o caso da Sony com o PlayStation 6 (que usa processadores com GPU integrada AMD).

Além disso, houve uma procura maior por memórias das gerações anteriores para preencher a lacuna no mercado. O DDR4 e até o DDR3 se tornaram uma saída para muitos, que apesar de mais lentos e “fora de moda”, são opções viáveis para o bolso do consumidor.

Leia também no Canaltech:

YouTube: A crise das memórias RAM atinge a venda de vários eletrônicos e já encareceu o seu dispositivo favorito. Veja as razões para este aumento expressivo

Leia a matéria no Canaltech.