
Os SSDs Samsung falsos estão cada vez mais sofisticados e um consumidor alerta que os computadores já os reconhecem como drives genuínos.
O usuário do Reddit “xox-lover” revelou que comprou o modelo 990 Pro de 2 TB na Índia — cuja versão original tem uma velocidade de leitura de até 7.450 MB/s e 6.900 MB/s de escrita — e ele apresentava meros 20 MB/s de leitura e entre 9 e 10 MB/s de escrita.
Em seu país, o SSD Samsung 990 Pro de 2 TB tem o preço sugerido de 30 mil INR (aproximadamente R$ 1.750), mas um distribuidor de periféricos vendeu o produto falso por 19 mil INR (cerca de R$ 1.110), o que significa um desconto de 36%.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para o usuário, a pior parte foi o PC reconhecer o hardware como original. De acordo com ele, o CrystalDiskInfo e o Windows não tiveram dificuldades para identificá-lo e rodar o componente como um modelo original.

No entanto, ele percebeu diversas inconsistências. Além da velocidade não atingir o seu potencial, ele viu através do CrystalDiskInfo que o SSD Samsung 990 Pro falsificado — que devia usar a tecnologia PCIe Gen 4 — na verdade utilizava a interface PCIe 3.0 x4.
O único que revelou o que ocorria foi o software proprietário Samsung Magician. Após rodar o componente no scan, ele foi identificado como “não genuíno” por seu número de série não bater com o seu banco de dados.
Atenção para os SSDs falsos
O consumidor afirma que não teve problemas ao devolver o SSD Samsung 990 Pro falso e ter o dinheiro de volta, já que o distribuidor era seu amigo. Porém, ele alerta que as falsificações atingiram um nível de detalhamento perigoso e que isso não é facilmente identificável pelos principais softwares do mercado.
Ele também ressalta que todos devem estar atentos a componentes muito mais baratos do que os encontrados nas lojas, que podem ter uma chance maior de serem produtos falsificados. Por fim, ele aponta que devem evitar a compra em revendedores menos populares ou cuja atuação é suspeita.
Leia também no Canaltech:
- Adeus 16 GB? NVIDIA deve priorizar produção de GPUs com apenas 8 GB
- Explosão de notalgia: loja lança PCs poderosos em gabinetes dos anos 1990
- Matadoras de CPUs? Placas da ASRock já somam mais de 300 Ryzen “mortos”
Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam:
Leia a matéria no Canaltech.

