Sony quer que personagens de IA apresentem podcasts no seu PlayStation

Tecnologia

O portal VGC descobriu, nesta terça-feira (3), que uma nova patente da Sony intitulada “Podcasts Generativos Baseados em LLM para Gamers” foi aprovada em janeiro deste ano. O projeto envolve a criação de um podcast com personagens de videogames conduzidos por IA, que gerariam conteúdo com base nos dados e informações dos jogadores (jogos recentes, conquistas, atividade de amigos etc.).

A patente, submetida em 2024, descreve um podcast que apareceria na tela inicial dos consoles com mensagens como: “Seu podcast personalizado está disponível”. O programa seria apresentado por personagens de títulos que o usuário jogou, com vozes e personalidades geradas por Inteligência Artificial.

A ideia da companhia é “gerar um podcast de notícias relacionadas aos dados, com a apresentação na voz de um personagem de um título aproveitado pelo usuário”, conforme descrito no documento. Esse podcast movido por IA seria personalizado e individual para cada usuário, com base em sua atividade.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em um exemplo ilustrado, é possível ver como seria a interação entre dois personagens fictícios em formato de videocast. O apresentador à esquerda comenta: “Jack Brown acabou de ganhar o troféu 532 em Space Explorers; você deveria tentar esse jogo”, indicando uma recomendação baseada na conquista de um amigo. Já o outro apresentador responde: “Há! Se você acha que tem habilidade para isso!”

Podcast de IA do PlayStation poderia contar com crossover entre personagens de jogos diferentes (Divulgação/Sony)

Ainda de acordo com a descrição da patente, os usuários podem personalizar quais informações incluir ou omitir no podcast. Os exemplos citados pelo site variam desde notícias sobre títulos da biblioteca do usuário e recomendações de novos jogos até dicas de comandos in-game.

Sony registra patente de controle liso com touch-screen

Registrar patentes a torto e a direito é uma prática comum entre empresas, que podem colocar as ideias e projetos aprovados em prática, como também podem apenas deixar na gaveta para um uso posterior.

Nesta semana, foi descoberta outra patente da Sony: um controle sem botões físicos, totalmente ‘liso’. Os jogadores contariam com uma tela touchscreen que permitiria personalizar todo o layout do acessório, algo impossível nos modelos disponíveis no mercado atualmente. Os comandos funcionariam por meio de sensores de toque, ópticos, térmicos e de pressão.

Não se sabe se a empresa japonesa vai realmente colocar a patente em prática, mas dói só de pensar em derrubar ou riscar um controle com uma tela touchscreen integrada.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Para quem o PlayStation 5 Pro vale a pena?

Leia a matéria no Canaltech.