Microsoft corrige bug no Office, mas hackers seguem usando-a para controlar PCs

Tecnologia

Uma vulnerabilidade de segurança no Microsoft Office vem sendo explorada por hackers russos. A grande questão é que a falha tinha sido corrigida pela empresa recentemente.

Batizada de CVE-2026-21509, a falha foi identificada pela Equipe de Resposta a Emergências Cibernéticas da Ucrânia (CERT), que notou uma exploração ativa do erro apenas três dias depois que a Microsoft acionou um alerta da atualização.

O caso foi reaberto depois que especialistas observaram a distribuição de arquivos DOC maliciosos voltados para solicitações ao Comitê de Representantes Permanentes (Coreper), principal órgão preparatório do Conselho da União Europeia, na Ucrânia.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Também foram detectados casos em que e-mails fingiam ser o Centro Hidrometeorológico Ucraniano (Uk GMC), com o registro de mais de 60 endereços relacionados ao governo.

Documentos maliciosos do Office distribuem malware para governos ucranianos (Imagem: Divulgação/CERT-UA).

Por trás da exploração da falha

Atribuído ao grupo hacker APT28, o ataque começa com a abertura de um documento corrompido que desencadeia uma série de downloads que colocam um malware diretamente no dispositivo da vítima.

Isso ocorre por meio do conjunto de ações envolvendo o sequestro de COM, uma DLL maliciosa, um shellcode oculto em imagem e uma tarefa agendada. Esse combo é justamente o responsável pela distribuição do malware, cujos principais alvos são organizações governamentais ucranianas.

Falha de vulnerabilidade que tinha sido corrigida pela Microsoft gera novos ataques no Office (Imagem: Ed Hardie/Unsplash).

Além disso, foram identificados outros casos fora da Ucrânia contra instituições sediadas na União Europeia, o que indica que a falha pode ter tomado proporções ainda maiores do que o esperado.

Diante desse cenário, os especialistas recomendam que organizações atualizem rapidamente o Microsoft Office e outros aplicativos do Microsoft 365 para renovar as medidas de segurança.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.