
O Google Chrome prepara uma mudança significativa em sua interface com a introdução de abas verticais, um recurso já popular em navegadores concorrentes como o Microsoft Edge e o Arc, e já é possível testar o novo layout.
- WhatsApp prepara novo ajuste de privacidade para o Brasil
- Como o OpenClaw funciona? Veja 7 usos do ex-Clawdbot
A novidade foi identificada nas versões de teste do navegador, especificamente nos canais Beta e Canary — voltado para testadores e desenvolvedores —, e tem como objetivo melhorar a organização para usuários que mantêm muitas guias abertas simultaneamente.
A nova funcionalidade altera a disposição da barra de guias, movendo-a do topo para a lateral esquerda da tela. Essa alteração permite que o usuário visualize os títulos das páginas com mais clareza, diferentemente do modelo horizontal tradicional, que comprime as abas até que restem apenas os ícones quando há muitas janelas abertas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em testes realizados pelo Android Police, foi possível acomodar 29 abas verticais na tela mantendo a legibilidade dos nomes, contra apenas 12 no layout horizontal tradicional.
O recurso oferece flexibilidade na interface. O usuário pode recolher a barra lateral para exibir apenas os ícones dos sites, economizando espaço na tela, ou expandi-la para ver os detalhes completos.

Além disso, a nova disposição mantém a compatibilidade com grupos de abas e adiciona botões de acesso rápido para pesquisa de guias e criação de novas páginas.
O recurso apareceu brevemente no Chrome Beta em janeiro de 2026, mas ainda não está ativado por padrão na versão estável do navegador, e, nos testes do Canaltech, a opção de testar as abas não estava mais disponível por lá.
No entanto, é possível forçar a ativação da ferramenta através do menu de recursos experimentais do Chrome na sua versão Canary.
Como ativar as abas verticais no Google Chrome
Para testar a novidade, é necessário utilizar a versão de desenvolvimento do navegador, o Chrome Canary, preferencialmente na versão v145 ou superior. Vale ressaltar que, por se tratar de uma versão de testes, o software pode apresentar instabilidades e fechamentos inesperados.
Siga o passo a passo para habilitar o recurso:
- Baixe e instale o Chrome Canary (google.com/chrome/canary/);
- Digite “chrome://flags/#vertical-tabs” na barra de endereço do navegador;
- No menu suspenso ao lado da opção “Vertical Tabs”, altere de “Default” para “Enabled”;
- Reinicie o navegador clicando no botão “Relaunch”;
- Após reiniciar, vá em Configurações (nos três pontos no canto superior direito) e clique em Aparência;
- Na opção “Posição da faixa de guias” (Tab strip position), selecione “Lateral” (Side).

É necessário habilitar as abas verticais para a visualização do novo layout no Canary (Imagem: Captura de tela/Marcelo Fischer/Canaltech)
Após a configuração, a barra de abas será movida para a esquerda. Caso queira reverter para o modelo tradicional, basta clicar com o botão direito na área da barra de guias e selecionar a opção para mover as abas para o topo, ou refazer o caminho nas configurações.
A previsão é que o Chrome v145 chegue ao canal estável em fevereiro, mas ainda não há confirmação se o recurso de abas verticais será liberado nativamente para todos os usuários nesta atualização.
Veja também:
- O que é OpenClaw (ex-Clawdbot)? Conheça o agente ‘faz tudo’ de IA
- Vai curtir o Carnaval? 5 truques para deixar o seu WhatsApp mais seguro
- Microsoft Teams deixará você mostrar suas habilidades para os seus colegas
Ouça o Podcast Canaltech:
Leia a matéria no Canaltech.

