Arquivos do OneDrive agora podem ser acessados por agentes de IA; veja como

Tecnologia

Os trabalhos que demandam acesso a documentos no OneDrive agora podem contar com o auxílio de agentes de inteligência artificial (IA). A novidade, anunciada pela Microsoft, permite criar assistentes personalizados capazes de ler e compreender pastas e arquivos específicos.

A tecnologia conta com o suporte do Copilot e elimina a necessidade de o usuário abrir diversos documentos em busca de uma informação. O agente pode assumir essa tarefa ao cruzar dados de múltiplos arquivos simultaneamente.

No dia a dia, esses assistentes podem responder a perguntas complexas sobre prazos, decisões anteriores e métricas de desempenho. Eles também têm a capacidade de auxiliar no planejamento de projetos e na preparação de reuniões, ao analisar relatórios antigos que compartilham um mesmo tema.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Outra aplicação dos agentes de IA é a integração de novos colegas de equipe. A ferramenta pode sintetizar o conteúdo de documentos com informações sobre fluxos de operação e, posteriormente, resumir como o grupo atua em determinada função.

Como criar agentes de IA no OneDrive

Para criar os agentes de IA, é necessário acessar o OneDrive pela web e ter uma licença ativa do Microsoft 365 Copilot. Em seguida, basta:

  1. Clicar em “Meus arquivos” na barra lateral esquerda;
  2. Selecionar até 20 documentos;
  3. Clicar em “Copilot” e, na sequência, em “Criar agente”;
  4. Definir um nome e adicionar instruções específicas, como tom de voz e foco da análise;
  5. Clicar em “Criar”.
OneDrive
OneDrive agora conta com agentes de IA para automatizar o fluxo de trabalho (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Após esse processo, o assistente será salvo em uma pasta como um arquivo com extensão “.agent”. Esse arquivo pode ser aberto para acessar uma interface de chat com o Copilot, na qual é possível interagir com o agente e atualizar os arquivos analisados, adaptando seu funcionamento ao fluxo de trabalho.

O assistente também pode ser renomeado, movido e compartilhado com colegas de equipe, assim como qualquer outro arquivo armazenado no OneDrive.

Leia mais: 

VÍDEO: O PODER DA IA NOS PCS COPILOT+ #Shorts

Leia a matéria no Canaltech.