Sem RTX 50 SUPER: crise de memória cancela lançamentos da NVIDIA

Tecnologia

Desde meados do meio do ano passado, as GeForce RTX 50 SUPER apareceram em vários rumores. Os primeiros deles até chegaram a falar em especificações, mas a partir de setembro, o tom mudou por conta da crise de DRAM. Agora, a mais recente informação não-oficial diz que essas GPUs não chegam em 2026, na verdade a NVIDIA não deve lançar nada nesse ano, e até a próxima geração deve ser afetada.

Segundo fontes do The Information, o Time Verdade “não tem planos” de lançar uma nova GPU em 2026. Ou seja, nada de RTX 50 SUPER nesse ano. Como se isso não bastasse, esse novo rumor diz ainda que a produção das atuais GPUs Blackwell para jogos está sendo reduzido, algo que já foi mencionado em outros rumores.

Mercado de GPUs para jogo pode colapsar nos próximos meses

A próxima geração de placas de vídeo para games, baseadas em Rubin, estavam programadas para o final de 2027, mas talvez nem esse prazo seja cumprido por conta da falta de DRAM no mercado. Pelo menos para esse tipo de produto, já que o próprio Jensen Huang, CEO da NVIDIA, disse que a sua empresa é a única imune a essa crise, e que garantiu memória o suficiente para suas GPUs, mas aquelas voltadas para IA.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Compre a sua RTX 50 enquanto ainda é possível (Imagem: MSI/Divulgação)

Não ter a nova geração de GPUs GeForce nesse ano, não chega a ser uma surpresa, já que a NVIDIA (e também a AMD) costuma dar um espaço de dois anos entre diferentes gerações. Como as RTX 50 chegaram no começo de 2025, esperamos as RTX 60 para o início de 2027. Mas se as Rubin para games não chegarem no próximo ano, aí sim teremos algo inédito e bastante problemático para a indústria de jogos de PC.

Aliado à possível falta de uma nova geração, existe a possibilidade (grande) de uma diminuição considerável na oferta de placas GeForce RTX 50. Isso tem um potencial de causar um caos no mercado de PC gaming, já que a NVIDIA tem quase um monopólio, isso significa que a procura por suas placas sempre é maior. Com a demanda de sempre e menos GPUs nas lojas, os preços das poucas que restaram vão lá em cima. Já estamos vendo isso com memória RAM e SSD.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.