
Resumo
- O Modo de Isolamento do iPhone impediu o FBI de acessar dados do aparelho de uma repórter do The Washington Post.
- O Modo de Isolamento reduz a superfície de ataque de spywares, bloqueando anexos, previews de links, tecnologias web complexas e conexões externas.
- O recurso é destinado a indivíduos sob risco de espionagem, como jornalistas e ativistas, e não é recomendado para o público em geral.
Documentos judiciais revelam que o FBI não foi capaz de acessar informações do iPhone de uma repórter do jornal The Washington Post. O Modo de Isolamento do aparelho impediu que as autoridades extraíssem dados do celular apreendido pelos investigadores.
“Como o iPhone estava em Modo de Isolamento, o CART não conseguiu extrair [dados] daquele dispositivo”, diz o documento assinado por procuradores federais, que se opõem ao pedido da jornalista Hannah Natanson e do Washington Post para devolver os aparelhos apreendidos. CART é a equipe de análise computacional do FBI.
Como nota o site 404 Media, que publicou a notícia em primeira mão, é raro ver um documento judicial revelar a eficácia de um método de bloqueio como o Modo de Isolamento.
O que é o Modo de Isolamento?
O Modo de Isolamento (ou Lockdown Mode, quando o aparelho está configurado em inglês) é uma opção disponível em iPhones, iPads e Macs desde o iOS 16 e o macOS Ventura. A ferramenta visa reduzir drasticamente “a superfície de ataque que potencialmente poderia ser explorada por spywares mercenários altamente direcionados”.

Para isso, o Modo de Isolamento ativa uma série de bloqueios:
- anexos em mensagens, exceto imagens;
- previews de links e outras funcionalidades em mensagens;
- tecnologias complexas da web, como compilação JavaScript just-in-time (JIT);
- convites e pedidos de serviços da Apple, como chamadas de FaceTime, a menos que iniciadas pelo próprio usuário;
- conexões com fio a computadores e acessórios;
- instalação de perfis de configuração;
- registro no gerenciamento de dispositivos móveis (usado por empresas nos aparelhos de funcionários).
Eu deveria ativar o Modo de Isolamento?
Provavelmente não. Como diz a tela da opção no iPhone, você só deve ativar o Modo de Isolamento se “acredita que está sendo alvo de um ataque cibernético”.
Ao contrário de outras funcionalidades de segurança, essa não foi pensada para roubos, assaltos, sequestros ou outros crimes a que a maioria das pessoas está sujeita.
O Modo de Isolamento existe para proteger indivíduos que estão sob risco de espionagem governamental, perseguição e terrorismo, como jornalistas, ativistas e políticos.
Um exemplo de ferramenta usada em ataques a esses grupos é o spyware Pegasus, desenvolvido pela empresa NSO Group.
FBI investiga vazamento de informações confidenciais
Voltando ao caso em questão, a jornalista Hannah Natanson teve seu iPhone e outros aparelhos apreendidos como parte de uma investigação sobre Aurelio Perez-Lugones, prestador de serviços contratado pelo governo americano.
As autoridades acreditam que Perez-Lugones era uma fonte de Natanson e entregou a ela informações confidenciais.
Com informações do 404 Media

