PS Portal no Brasil: O que ele faz (e o que não faz)?

Tecnologia

O PlayStation Portal é o “console portátil” atual da Sony, que permite aos jogadores se divertirem com os principais jogos do PS5. Porém, de forma limitada e com particularidades técnicas que exigem atenção.

Mesmo 3 anos depois do seu lançamento, ele ainda gera dúvidas no público no Brasil — principalmente porque ele possui recursos que são bloqueados em nosso país. Ou seja, é bom ter as expectativas no lugar.

Para responder às principais dúvidas ao redor do PS Portal, nós do Canaltech te contamos o que ele faz e o que não faz em solo brasileiro. Confira:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O PS Portal roda jogos nativos?

Não, o PS Portal possui apenas a função de “Remote Play”. Ou seja, ele transmite na tela os jogos que o seu PlayStation 5 reproduz. 

Isso significa que todas as operações ainda estão centralizadas no seu console de mesa. Não é possível sequer acessar a PS Store por ele para comprar seus games ou alterar informações de sua conta. 

Imagem do PS Portal
Para jogar no PS Portal, ele precisa estar conectado a um PS5 (Imagem: Diego Corumba/Canaltech)

Preciso ter um PlayStation 5 para usá-lo?

Sim, por apenas ter a função “Remote Play”, só é possível rodar seus games de PlayStation se você tiver um PS5 atrelado ao dispositivo.

E não basta ter, ele precisa estar ligado e conectado à rede para ter acesso ao seu conteúdo. Lembre-se, ele é só um reprodutor da imagem. 

Imagem do PS Portal
Sem um PlayStation 5, o PS Portal é apenas uma “tela vazia” (Imagem: Diego Corumba/Canaltech)

O PS Portal é compatível com o PS4?

Não, o dispositivo foi produzido para ter compatibilidade com o PS5. É possível rodar seus títulos de PS4 de forma retrocompatível no PlayStation 5, mas não transmiti-los diretamente da plataforma da geração antiga

Para usar o “Remote Play” do seu PS4, são indicadas opções como o seu smartphone, tablet ou PC/notebook — que possuem softwares próprios para essa função. 

Imagem do PS4
O PS Portal não é compatível com o PlayStation 4 (Imagem: Reprodução/Fabian Albert, Unsplash)

O PS Portal roda jogos na nuvem?

Sim, mas não no Brasil. A Sony disponibilizou o Cloud Gaming em 2025 para assinantes da PS Plus Premium — plano que não está disponível em nosso território.

Deste modo, usuários podem acessar sua biblioteca ou os títulos disponíveis na assinatura através da nuvem. Não há qualquer sinal de que isso virá ao nosso país em algum momento. 

Imagem da PS Plus
A PS Plus Premium não está disponível no Brasil (Imagem: Divulgação/Sony)

O PS Portal precisa estar conectado o tempo todo?

Pelo PS Portal ser um reprodutor remoto, ele precisa estar conectado à internet — assim como o seu PS5 — durante todo o tempo de uso. É através da rede que ele recebe as imagens para o jogador.

É recomendável usar o cabo ethernet no console de mesa e a conectividade 5 GHz (com ao menos 15 Mbps) para o portátil. A conexão 2.4 GHz também funciona, mas é suscetível a interferências e pode derrubar a transmissão.

Imagem do PS Portal
Para funcionar devidamente, o PS Portal e o seu PS5 devem estar conectados à internet (Imagem: Diego Corumba/Canaltech)

Posso jogar meu PS Portal fora de casa?

Pode, mas com alguns macetes. O seu PlayStation 5 precisa estar ligado na sua casa com uma rede estável, assim como você precisa estar com o seu PS Portal conectado no exterior. 

É possível também jogar o dispositivo através do roteamento do seu smartphone com 4G/5G. No entanto, vale lembrar que o consumo de dados é alto e a qualidade da experiência dependerá da estabilidade do seu sinal.

Imagem do PS Portal
Na rua, só se você estiver conectado à uma rede estável ou no seu 4G/5G (Imagem: Diego Corumba/Canaltech)

Posso conectar meus fones no PS Portal?

Depende. O portátil possui entrada P2 para headsets comuns, porém o formato wireless funciona através da tecnologia PlayStation Link — que se conecta com produtos oficiais da Sony como o Pulse Explore e o Pulse Elite. 

Ou seja, ao tentar conectar seus fones Bluetooth que costuma utilizar em smartphones e PCs, eles não funcionarão no PS Portal.

Imagem do headset Pulse Elite
Fone sem fio, só os modelos produzidos pela Sony através do PlayStation Link (Imagem: Divulgação/Sony)

Funções limitadas no Brasil

O PS Portal ainda tem um uso limitado no Brasil como extensão do PlayStation 5, mesmo 3 anos após seu lançamento, e isso não tem sinal algum de mudança a curto prazo. 

Se levar em consideração o seu preço, no geral encontrado entre R$ 1.000 e R$ 1.300, pode pegá-lo com o conhecimento de que é apenas um controle DualSense com uma tela LCD de 8 polegadas no centro. 

Ele traz uma excelente qualidade de imagem e baixa latência, quando conectado a uma boa rede, mas por enquanto você pode contar com o dispositivo como um reprodutor remoto do PS5 — e mais nada. 

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.