
A Microsoft deve disponibilizar, no dia 10 de fevereiro, atualizações para as versões 24H2 e 25H2 do Windows 11. O pacote de melhorias faz parte do chamado Patch Tuesday, no ciclo mensal de atualizações da gigante de Redmond.
- Windows 11 ultrapassa o Windows 10 e vira a versão mais usada do mundo
- Vai atualizar para o Windows 11? 5 dicas para preparar o seu computador
As novas funcionalidades devem ser liberadas gradualmente aos usuários a partir da segunda terça-feira do mês, trazendo melhorias na integração entre dispositivos, segurança e também no suporte a idiomas em PCs que utilizam o sistema operacional.
O Canaltech detalha, a seguir, algumas das novidades que devem chegar ao Windows 11, como:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Retomada entre dispositivos (Cross Device Resume)
- Suporte nativo para MIDI 0 e MIDI 2.0
- Controle personalizado do Narrador
- Cartão de informações do dispositivo
- Suporte para português em PCs Copilot+
- Flexibilidade no Smart App Control
- Recursos do Windows Hello
- Melhorias no Explorador de Arquivos
- Novo assistente no Acesso por Voz
- Ajustes na Digitação por Voz
Retomada entre dispositivos (Cross Device Resume)
Essa funcionalidade permite continuar atividades iniciadas em smartphones Android em PCs com Windows 11. A Retomada entre dispositivos abrange serviços como Spotify, navegação na web e aplicativos nativos como Word, Excel e PowerPoint.
Além disso, usuários de celulares da Samsung, Xiaomi, HONOR, OPPO e Jovi (Vivo) poderão retomar no computador a execução de arquivos abertos no Copilot. Os documentos serão abertos no app Microsoft 365 no PC e, caso ele não esteja instalado, os arquivos serão executados no navegador padrão.

Suporte nativo para MIDI 0 e MIDI 2.0
A atualização de fevereiro também vai atender a músicos e produtores de áudio, já que o Windows 11 passará a oferecer suporte nativo aprimorado para MIDI 0 e MIDI 2.0, além de compatibilidade com MIDI 1.0. A nova arquitetura reduz atrasos (latência) e permite o uso compartilhado de dispositivos MIDI entre aplicativos.
Para usar essas novidades, a Microsoft vai disponibilizar um pacote separado com ferramentas e um SDK para download. Ele inclui um MIDI Console e um aplicativo de configurações para gerenciar dispositivos e ajustar parâmetros de áudio.
Controle personalizado do Narrador
O Narrador, aplicativo de leitura de tela voltado a pessoas cegas e com baixa visão, permitirá que os usuários escolham quais detalhes técnicos são narrados, além de ajustar a ordem das informações para que correspondam à sua forma de navegação pelos aplicativos.
Essas definições personalizadas serão aplicadas em todo o sistema Windows, com o objetivo de reduzir o excesso de informações faladas e tornar a leitura de tela mais eficiente.
Cartão de informações do dispositivo
Outra novidade prevista para o Patch Tuesday é a adição de um cartão com especificações técnicas e detalhes de uso do PC. Essa seção ficará disponível na página inicial das Configurações e aparecerá quando o usuário estiver logado com sua conta da Microsoft.
A mudança agiliza a verificação de dados técnicos, sem a necessidade de navegar por diversas seções do sistema.
Suporte para português em PCs Copilot+
O agente integrado ao menu Configurações em PCs Copilot+ terá o suporte a idiomas ampliado, com destaque para a chegada do português. Espanhol, alemão, italiano, japonês, coreano, hindi e chinês também serão adicionados.
Flexibilidade no Smart App Control
A atualização de fevereiro do Windows 11 também trará mudanças no Smart App Control (SAC), recurso que ajuda a bloquear aplicativos maliciosos ou potencialmente indesejados.
Com a novidade, não será mais necessário restaurar o sistema para ativar ou desativar o SAC. A configuração poderá ser feita diretamente pelo menu de Segurança do Windows.
Recursos do Windows Hello
As novidades do sistema da Microsoft também chegam ao Windows Hello. O sistema de autenticação biométrica passa a oferecer suporte à Segurança de Entrada Aprimorada (ESS) em leitores de impressões digitais periféricos compatíveis, ampliando o uso do recurso para além de sensores integrados aos dispositivos.
Melhorias no Explorador de Arquivos
O Explorador de Arquivos deve ter seu funcionamento otimizado após ajustes internos voltados à melhoria da capacidade de resposta ao acessar locais de rede.
Mesmo sem mudanças visuais previstas, a experiência de uso tende a ficar mais fluida, especialmente para usuários que dependem de pastas compartilhadas e armazenamento em rede.

Novo assistente no Acesso por Voz
O fluxo de configuração do Acesso por Voz do Windows 11 deve ser redesenhado com a atualização de fevereiro, com a integração de um novo assistente.
Ele ajudará os usuários a baixar o modelo de fala necessário para o idioma escolhido, além de auxiliar na seleção do microfone e na compreensão dos recursos disponíveis.
Ajustes na Digitação por Voz
A Digitação por Voz deve receber o recurso de “tempo de espera antes de agir”, que permitirá ajustar o atraso antes da execução de comandos falados.
A funcionalidade oferece mais flexibilidade para diferentes padrões de fala e melhora a precisão do reconhecimento, independentemente de o usuário falar mais rápido ou devagar.
Leia também:
- Windows 11 26H2 surge em nova versão de testes; saiba o que esperar
- Windows 11 terá app para te ajudar a organizar fotos e vídeos, revela portal
- Windows 11 vai acabar com app que talvez você nunca tenha usado na vida
VÍDEO: É o fim do Windows 10! | Curiosidades
Leia a matéria no Canaltech.

