
O Google lançou nesta segunda-feira (9) um método para recuperar o acesso à conta com vídeo selfie. A novidade se junta às chaves de segurança, autenticação em dois fatores e aos contatos de segurança para adicionar camadas de proteção à conta pessoal.
- Manual tech do folião: como proteger celular e dados pessoais no Carnaval
- Golpe da Mão Fantasma: O que é e como proteger seu celular do acesso remoto
Quem deseja usar o recurso precisa gravar um vídeo em local iluminado movimentando o rosto para os lados. Depois, na hora de recuperar a conta basta fazer a mesma verificação facial e retomar o acesso à conta.
A ferramenta foi desenvolvida com colaboração da equipe de segurança do Google no Brasil e o país será um dos primeiros a receber a novidade. A selfie em vídeo se torna uma alternativa de segurança em casos de perda ou roubo do celular, por exemplo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Entenda:
- Como a recuperação por selfie vai funcionar
- Como ativar o recurso
- Brasil em foco
Como a recuperação por selfie vai funcionar
O cadastro precisa ser feito por antecedência: após escolher um lugar bem iluminado, basta gravar um vídeo rápido mostrando o seu rosto e fazer movimentos simples. O Google recebe os dados e ativa o método de recuperação da conta.
A empresa garante que os dados são protegidos por criptografia e nenhuma pessoa terá acesso às imagens — a selfie é feita apenas para fins de processamento e só o sistema pode acessá-la.
Ao tentar a recuperação da conta Google, a plataforma pode sugerir outros métodos, como a verificação por duas etapas ou uso de um contato de segurança. Caso nenhuma das opções seja viável no momento, o usuário pode fazer um vídeo com a câmera e retomar o acesso.
Cada pessoa tem total controle sobre o recurso, com a opção de desabilitá-lo a qualquer momento.
Como ativar o recurso
Siga estes passos no celular Android:
- Abra as configurações;
- Acesse o gerenciamento da conta Google;
- Toque em “Segurança e login”;
- Siga as instruções na tela para gravar o vídeo.
Brasil em foco
O Brasil será um dos primeiros países a receber o novo recurso. Vale lembrar que o país também já foi piloto de outros programas de segurança no Android, como a ferramenta de proteção contra roubo.
“Este recurso oferece uma maneira única e conveniente de verificar que é realmente você, sem precisar carregar um dispositivo específico. Ao introduzir o vídeo selfie, estamos dando aos usuários no Brasil um plano seguro e fácil de usar que funciona mesmo se eles não tiverem o telefone ou não lembrarem a senha“, explica o Diretor Sênior de Engenharia e líder do centro de engenharia de São Paulo do Google Brasil, Alex Freire.
Leia também:
- Como deixar o Android mais seguro | 9 dicas
- Como recuperar uma conta do Google | E-mail ou SMS
- Cansado do celular não te reconhecer? 5 dicas para usar a biometria sem falhas
VÍDEO: Saiba TUDO sobre o novo “modo ladrão” do Android
Leia a matéria no Canaltech.

