
Novas informações publicadas pelo perfil do vazador Digital Chat Station, na rede social Weibo, reforçaram que a Apple deve trazer novidades de câmeras para a linha iPhone 18 Pro. O maior destaque fica por conta da abertura variável no conjunto óptico principal.
- 5 dicas para tirar fotos melhores com seu iPhone
- 11 recursos de acessibilidade do iPhone que você precisa conhecer
A funcionalidade, já citada em outros vazamentos anteriores, permite o ajuste físico da entrada de luz no sensor. Para referência, o iPhone 17 Pro tem a abertura fixa de f/1.78.
Na prática, essa tecnologia oferece maior controle de exposição, ao fechar a abertura em locais claros e abri-la em ambientes escuros. Além disso, possibilita o controle da profundidade de campo para criar um desfoque de fundo natural, em vez do efeito obtido por soluções de processamento em gerações anteriores.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para referência, a tecnologia de abertura variável foi utilizada no passado pela Samsung, nos modelos Galaxy S9 e S10. No entanto, a fabricante sul-coreana abandonou o recurso em 2020, por conta de custos elevados e do aumento da espessura dos dispositivos.

Em relação ao celular da Apple, relatos apontam que a empresa BE Semiconductor (BESI) deve atuar como fornecedora dos equipamentos necessários para a montagem das lâminas de abertura.
iPhone 18 Pro é esperado com câmera zoom melhorada
Ao mesmo tempo, a Apple também estaria testando uma nova unidade de telefoto equipada com uma abertura maior.
O iPhone 17 Pro utiliza uma abertura f/2.8, e a ampliação desse índice visa melhorar o desempenho em condições de baixa luminosidade. As vantagens esperadas incluem a redução de ruído digital, velocidades de obturador mais altas para evitar borrões e uma melhor separação do fundo em relação ao elemento principal da foto.
No entanto, não são esperadas mudanças na resolução de 48 MP do sensor da teleobjetiva.
Rumores indicam o suporte para um kit extensor de telefoto com zoom ainda mais avançado — solução já utilizada por aparelhos desenvolvidos por marcas rivais chinesas.
O modelo pode trazer um design renovado com Ilha Dinâmica até 35% menor que o tamanho original, devido a novos métodos de empacotamento do Face ID.
Para a câmera frontal contida na Ilha, projeta-se uma melhoria de resolução em um sensor de 24 MP.
O lançamento da linha está previsto para setembro, e existe a possibilidade de os novos aparelhos serem apresentados simultaneamente ao primeiro aparelho dobrável da marca, o iPhone Fold. No entanto, modelos “não-Pro” podem chegar apenas em 2027.
Leia mais no Canaltech:
- Novo celular da Samsung tem preço baixo e bateria gigante de 6.000 mAh
- iPhone 17e “barato” vai ter recurso ausente no Galaxy S26 Ultra, diz informante
- Fones de ouvido da Motorola surgem com novo visual em vazamento
Leia a matéria no Canaltech.

