Vazamento mostra detalhes de câmera do iPhone 18 Pro; veja

Tecnologia

Novas informações publicadas pelo perfil do vazador Digital Chat Station, na rede social Weibo, reforçaram que a Apple deve trazer novidades de câmeras para a linha iPhone 18 Pro. O maior destaque fica por conta da abertura variável no conjunto óptico principal. 

A funcionalidade, já citada em outros vazamentos anteriores, permite o ajuste físico da entrada de luz no sensor. Para referência, o iPhone 17 Pro tem a abertura fixa de f/1.78. 

Na prática, essa tecnologia oferece maior controle de exposição, ao fechar a abertura em locais claros e abri-la em ambientes escuros. Além disso, possibilita o controle da profundidade de campo para criar um desfoque de fundo natural, em vez do efeito obtido por soluções de processamento em gerações anteriores. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para referência, a tecnologia de abertura variável foi utilizada no passado pela Samsung, nos modelos Galaxy S9 e S10. No entanto, a fabricante sul-coreana abandonou o recurso em 2020, por conta de custos elevados e do aumento da espessura dos dispositivos.

iPhone 18 Pro
iPhone 18 Pro é esperado com recursos avançados de câmeras (Imagem: Reprodução/Front Page Tech)

Em relação ao celular da Apple, relatos apontam que a empresa BE Semiconductor (BESI) deve atuar como fornecedora dos equipamentos necessários para a montagem das lâminas de abertura.

iPhone 18 Pro é esperado com câmera zoom melhorada

Ao mesmo tempo, a Apple também estaria testando uma nova unidade de telefoto equipada com uma abertura maior. 

O iPhone 17 Pro utiliza uma abertura f/2.8, e a ampliação desse índice visa melhorar o desempenho em condições de baixa luminosidade. As vantagens esperadas incluem a redução de ruído digital, velocidades de obturador mais altas para evitar borrões e uma melhor separação do fundo em relação ao elemento principal da foto. 

No entanto, não são esperadas mudanças na resolução de 48 MP do sensor da teleobjetiva. 

Rumores indicam o suporte para um kit extensor de telefoto com zoom ainda mais avançado — solução já utilizada por aparelhos desenvolvidos por marcas rivais chinesas. 

O modelo pode trazer um design renovado com Ilha Dinâmica até 35% menor que o tamanho original, devido a novos métodos de empacotamento do Face ID. 

Para a câmera frontal contida na Ilha, projeta-se uma melhoria de resolução em um sensor de 24 MP.

O lançamento da linha está previsto para setembro, e existe a possibilidade de os novos aparelhos serem apresentados simultaneamente ao primeiro aparelho dobrável da marca, o iPhone Fold. No entanto, modelos “não-Pro” podem chegar apenas em 2027.

Leia mais no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.