
O ecossistema de ferramentas de inteligência artificial (IA) ganhou mais um integrante: o ai.com. Lançada oficialmente neste domingo (8), durante o intervalo do Super Bowl, a plataforma foi apresentada como um produto que busca evoluir a experiência dos consumidores com a IA.
- Testamos o Cowork: o agente de IA do Claude promete, mas tem ressalvas
- O que é OpenAI Frontier? Conheça a nova plataforma de agentes de IA
Fundado por Kris Marszalek, CEO da Crypto.com, o serviço é focado na criação e utilização de agentes autônomos, e chegou a ficar fora do ar após o anúncio devido ao alto volume de acessos simultâneos.
Insane traffic levels. We prepared for scale, but not for THIS 🔥🔥🔥
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— Kris | ai.com (@kris) February 9, 2026
O que é ai.com?
O ai.com é uma plataforma cujo objetivo principal é permitir que consumidores criem e gerenciem agentes de IA pessoais com poucos cliques, em apenas 60 segundos. O projeto nasceu após Marszalek adquirir o domínio “ai.com” em 2025, pelo valor de US$ 70 milhões (cerca de R$ 364 milhões, na cotação atual).
O fundador afirma que a plataforma chega para popularizar o uso de agentes de IA e viabilizar avanços rumo à inteligência artificial geral (AGI), de forma semelhante ao que ele diz ter feito com a adoção global de criptomoedas por meio da Crypto.com.
“Estamos em uma mudança fundamental na evolução da IA, à medida que avançamos rapidamente de bate-papos básicos para agentes de IA que realmente realizam tarefas para os humanos”, afirmou Marszalek.
Kris ressalta ainda que pretende criar uma rede de bilhões de agentes que se autoaperfeiçoam e compartilham avanços e melhorias entre si.
Como a plataforma funciona?
A experiência com a nova plataforma começa com a escolha de um nome para o usuário e para o assistente autônomo. Em seguida, é necessário adicionar os dados de um cartão de crédito para comprovar que o processo está sendo realizado por um humano — o site afirma que não há cobrança.
Após esse passo a passo, já é possível começar a utilizar os agentes — embora uma demanda “extremamente alta” possa colocar os usuários em uma fila para a geração dos assistentes. O acesso inicial leva a uma interface composta por cards de ação rápida.
Eles permitem conectar o agente a serviços como e-mail e calendário, por meio de integrações disponíveis na tela principal. Também é possível criar um avatar para o assistente e adicionar uma introdução com informações essenciais por meio de notas de voz.
O sistema também oferece uma configuração rápida baseada em oito perguntas para adaptar o agente às necessidades do usuário. O assistente ainda pode ser programado para fornecer um “briefing” diário de três minutos com atualizações ou exibir resumos de notícias.
Uma vez realizada a configuração inicial, os assistentes podem ser projetados para realizar tarefas como:
- Negociar ações;
- Automatizar fluxos de trabalho;
- Enviar mensagens em aplicativos;
- Atualizar perfis em apps de relacionamento.

O ai.com é grátis?
Sim, a versão de entrada com recursos básicos é gratuita. No entanto, os usuários podem assinar planos pagos para acessar funcionalidades mais avançadas e um maior volume de tokens.
Leia também:
- Arquivos do OneDrive agora podem ser acessados por agentes de IA; veja como
- Apps para organizar a vida digital: veja opções para anotações, arquivos e mais
- Microsoft leva agentes de IA para Word, Excel e PowerPoint; confira novidades
VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?
Leia a matéria no Canaltech.

