Discord implementará verificação de idade obrigatória em todo o mundo

Tecnologia

O Discord anunciou nesta segunda-feira (9) que irá implementar a verificação de idade em todo o mundo a partir de março deste ano. Todas as contas, tanto novas como existentes, serão definidas automaticamente para uma experiência adolescente, o que limitará o acesso a canais, servidores e comandos de apps marcados como conteúdo adulto.

Contas não verificadas como adultas serão restringidas com filtros automáticos que esconderão conteúdo adulto e sensível, mensagens de desconhecidos serão enviadas para uma caixa de entrada separada, além dos usuários reconhecidos como menores serem impedidos de falar em canais de Palco.

O Discord oferecerá alguns métodos de verificação de idade. O primeiro deles é por meio de estimativa facial por IA, que analisará um vídeo curto do usuário para estimar sua idade. Segundo a empresa, a ferramenta analisa a idade localmente no dispositivo, sem enviar o vídeo para servidores na nuvem.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A verificação também poderá exigir um documento de identidade oficial, que será enviado para parceiros do Discord. Este é um dos pontos que mais preocupa os usuários em relação à privacidade de dados. Em outubro de 2025, um dos antigos parceiros terceirizados do Discord sofreu uma violação que expôs dados de cerca de 70 mil usuários.

Nova política de verficação de idade do Discord gerou críticas de usuários (StartupNews/Reprodução)

Em entrevista ao The Verge, a chefe global de política de produtos do Discord, Savannah Badalich, afirmou que a empresa “parou imediatamente de realizar qualquer fluxo de verificação com aquele fornecedor” após o vazamento em questão e que agora trabalha com um parceiro diferente.

Ainda de acordo com a executiva: “Não estamos fazendo escaneamento biométrico [ou] reconhecimento facial. Estamos fazendo estimativa facial. O documento é excluído imediatamente. Não guardamos nenhuma informação como seu nome, a cidade onde mora, se usou certidão de nascimento ou qualquer outra coisa”.

Por fim, o Discord também contará com uma espécie de inferência de idade em segundo plano, a partir de um sistema de IA que analisa metadados — como jogos jogados e horários de atividade, para identificar adultos sem exigir documentos para a comprovação da idade.

A empresa espera que haja perdas de usuários com a nova política de idade do Discord, conforme elabora Badalich: “Esperamos que haja algum impacto nesse sentido [perda de usuários], e estamos incorporando isso em nosso planejamento. Encontraremos outras formas de trazer os usuários de volta.”.

Jogadores usam modo foto de Death Stranding 2 para burlar sistema de verificação do Discord

A verificação de idade do Discord não é novidade. No ano passado, a empresa começou com testes na Austrália e Reino Unido. Neste último país, a medida de restrição de idade aconteceu por conta da implementação do Online Safety Act, lei que exige que plataformas digitais verifiquem a idade dos usuários.

No entanto, os usuários sempre mostram formas criativas de burlar sistemas como esse. Jogadores do Reino Unido usaram o modo foto de Death Stranding 2: On the Beach para se passar por Sam Porter Bridges, personagem interpretado por Norman Reedus.

Geometria de Death Starnding 2 permitiu que jogadores usassem modo foto para burlar sistema de verificação do Discord (Divulgação/Sony, Kojima Productions)

Ao The Verge, Savannah Badalich assegurou: “Corrigimos isso imediatamente após uma semana”. A executiva admitiu esperar que os usuários encontrem formas criativas para tentar burlar as checagens, mas afirmou que o Discord tentará “eliminar o máximo de erros (bug bash) que for possivelmente capaz”.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Por que o som dos fones Bluetooth fica ruim ao usar microfone? Problema no Windows?

Leia a matéria no Canaltech.