
O ChatGPT, enfim, começou a exibir anúncios nesta segunda-feira (9). Em nota, a OpenAI informou que iniciou um teste com contas gratuitas e assinantes do ChatGPT Go, o plano “baratinho” do chatbot com inteligência artificial (IA).
- O ChatGPT Go vale a pena? Tudo o que você precisa saber sobre o plano de IA
- ChatGPT Go ou Plus? Entenda qual é o melhor plano de IA para você
A medida entra em vigor cerca de um mês após o anúncio da mudança. Na ocasião, a companhia liderada por Sam Altman confirmou a nova experiência, com a promessa de não influenciar as respostas, depois de negar os testes da atualização.
Neste primeiro momento, o experimento vai atingir apenas usuários dos Estados Unidos. Além disso, quem aderiu ao pacote Plus, Pro, Business, Enterprise ou Education não serão afetados.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Até o momento, não há previsão de expansão dos anúncios do ChatGPT para o Brasil e outros países.
Anúncios no ChatGPT
O lançamento dos anúncios do ChatGPT dá sequência aos planos da companhia para buscar novas fontes de receita, especialmente de usuários do plano gratuito.
As campanhas são exibidas no final da resposta, sem misturá-la com a conversa da plataforma. Contudo, isso não significa que as propagandas serão apresentadas em toda e qualquer interação.
De acordo com a OpenAI, a nova interação aparecerá “quando é relevante para as conversas”. Temas sensíveis, como saúde e política, também ficarão de fora.
A companhia também ressalta que os anunciantes não têm acesso às conversas, históricos, memórias e demais detalhes pessoais. “Os anunciantes recebem apenas informação agregada de como os seus anúncios perfuram como número de visualizações ou cliques”, diz o nota à imprensa.
Apenas para adultos
Além da restrição aos Estados Unidos, os anúncios serão exibidos apenas para adultos. Em outras palavras: ao longo do período de testes, a ferramenta estará disponível apenas para quem tem 18 anos ou mais.
“Expandiremos de forma responsável à medida que as medidas de segurança forem aprimoradas e aprendermos com este teste”, informa a OpenAI.
A estreia das propagandas também foi alvo de críticas. Recentemente, a Anthropic confirmou a ausência de anúncios no Claude e “cutucou” a dona do ChatGPT em novo comercial. Logo na sequência, Altman rebateu a provocação da rival.
“Nosso princípio mais importante para anúncios diz que não faremos isso; nós obviamente não vamos mostrar anúncios da forma que a Anthropic demonstra. Não somos estúpidos e sabemos que nossos usuários rejeitariam isso”, afirmou o CEO da OpenAI. “Parece típico que a Anthropic usaria um anúncio enganoso para criticar anúncios enganosos teóricos que não existem, mas não esperaria isso num comercial para o Super Bowl”
Leia mais:
- ChatGPT Go e Plus grátis: veja como aproveitar a assinatura sem pagar nada
- 7 alternativas ao ChatGPT gratuitas
- Qual é o limite para gerar imagens no ChatGPT gratuito? Entenda
Leia a matéria no Canaltech.

