
Você usa fones de ouvido enquanto dirige? Se sim, é bom rever esta prática, já que este aparente hábito inofensivo pode custar caro. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera que dirigir com fones de ouvido conectados a aparelhos sonoros ou celulares é uma infração e rende multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
- 3 ações simples no trânsito que rendem multa e quase ninguém percebe
- Usar o limpador do para-brisa pode dar multa? Caso viral gera polêmica
Segundo o Artigo 252, inciso VI do CTB, usar fones nos ouvidos conectados a algum dispositivo de som ou celular caracteriza infração média, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH. Aliás, a regra vale para fones de ouvido com fio e Bluetooth.
O agente de trânsito não precisa abordar o veículo para aplicar a multa; basta a detecção visual presencialmente ou por câmeras de alta definição, considera suficiente para gerar a notificação. Além disso, a lei é clara: o condutor pode ser multado pelo uso dos fones mesmo se estiver parado no semáforo ou no trânsito.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Fones de ouvido ao dirigir
O problema não é curtir uma música ou um podcast enquanto dirige, mas sim o uso de dispositivos diretamente no ouvido — ao fazer isso, a atenção do motorista com seus arredores fica comprometida. O resultado? Sons importantes para a segurança na via, como uma buzina ou uma moto se aproximando, podem passar despercebidos.

Segundo uma análise da Ford, motoristas que usam fones de ouvido demoram, em média, 4 segundos a mais para identificar situações de perigo. Após o experimento 31% dos participantes se comprometeram a não usar mais os fones de ouvido no trânsito.
Leia também:
Leia a matéria no Canaltech.

