iPhone 18 Pro vai ganhar 5G via satélite para nunca perder sinal, diz informante

Tecnologia

A Apple pode implementar tecnologia de 5G via satélite na sua próxima geração de celulares, com o iPhone 18 Pro. De acordo com novas informações do perfil Fixed Focus Digital, este ano deve ser um ponto de partida para a chegada da solução para diversas marcas. 

Caso o rumor seja confirmado, será um avanço na já existente tecnologia de conectividade via satélite dos celulares da Apple, inaugurada com o recurso SOS de Emergência no iPhone 14 em 2022.

O objetivo a longo prazo da companhia é contornar as antenas terrestres tradicionais para oferecer acesso total à rede 5G por satélite, e aumentar a confiabilidade do sinal de redes móveis ao alcançar locais sem cobertura tradicional.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como a Apple poderá levar o 5G a qualquer lugar

Segundo a publicação, a peça central dessa evolução é o novo modem C2 desenvolvido pela própria Apple. O componente possui suporte para NR-NTN (New Radio Non-Terrestrial Networks), padrão técnico que integra capacidades 5G em conexões de satélite.

Com o suporte ao NR-NTN, o iPhone deve tratar satélites de órbita baixa (LEO) como torres de celular distantes, com acesso direto à rede.

O chip C2 deverá suportar redes nos padrões mmWave e sub-6GHz, com desempenho próximo dos modems da Qualcomm que a Apple pretende substituir. 

SOS Satélite Apple
Serviço de conexão via satélite da Apple pode ser ampliado neste ano (Imagem: Divulgação/Apple)

A nova implementação visa eliminar as limitações físicas das gerações anteriores de conectividade satelital. Afinal, a tecnologia pode permitir que o satélite permaneça conectado mesmo com o celular no bolso ou em ambientes internos.

O sistema ainda elimina a necessidade de direcionamento manual, atualmente feito por meio de busca por visão clara do céu ou o alinhamento físico com o satélite. Além disso, o objetivo é oferecer acesso total à internet, sem as limitações a mensagens simples e socorro.  

A Apple estaria desenvolvendo uma gama de serviços para aproveitar o novo hardware, incluindo uma API para desenvolvedores, em que aplicativos de terceiros utilizariam a conexão via satélite de forma nativa.

O Apple Maps pode ganhar uma versão satelital com funcionamento completo mesmo em locais sem rede terrestre. Além disso, o sistema de mensagens terá suporte para o envio de fotos e conteúdos multimídia via satélite.

Principais obstáculos e limitações 

Apesar do avanço do hardware, a viabilidade do serviço ainda depende do upgrade na infraestrutura da Globalstar, parceira da Apple: o sucesso dos novos recursos exige a atualização da frota de satélites da operadora.

Espera-se que o suporte inicial ao 5G via satélite seja restrito aos Estados Unidos e Canadá, com expansão gradual para outros países no futuro. 

Também foi dito que a transição para um modelo que ignora redes terrestres exigirá decisões estratégicas sobre parcerias com operadoras de telefonia tradicionais, que correm o risco de perder relevância dentro de sua infraestrutura própria.

Leia mais no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.