Overwatch remove loot boxes pagas no Brasil; Lei Felca pode ser o motivo

Tecnologia

A primeira temporada de Overwatch, após o rebranding do jogo, foi lançada nesta terça-feira (10). No entanto, os jogadores podem ter se deparado com uma questão inusitada ao tentar adquirir o Passe de Batalha Premium: as loot boxes não estão mais disponíveis no Brasil.

De acordo com o suporte da Blizzard na Battle.net, as caixas de itens não estão disponíveis no Passe de Batalha Premium na Bélgica e no Brasil. O movimento é, muito provavelmente, uma antecipação à Lei nº 15.211/2025 (mais conhecida como Lei Felca ou ECA Digital).

A norma, sancionada em setembro do ano passado, entrará em vigor a partir de março de 2026 e tem como objetivo proteger crianças e adolescentes no ambiente online.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Lei Felca repassa a responsabilidade sobre a segurança de menores de idade para plataformas digitais, aplicativos, empresas de tecnologia ou qualquer outro serviço digital acessado por crianças e adolescentes no Brasil, mesmo que a empresa esteja sediada em outro país, conforme destaca a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ).

Loot boxes do Passe de Batalha Premium do Overwatch não estão disponíveis no Brasil e Bélgica (Divulgação/Microsoft)

Os jogos eletrônicos também são enquadrados pelo ECA Digital. O art. 20 da Lei nº 15.211/2025 proíbe loot boxes oferecidas em jogos direcionados a crianças e adolescentes ou de acesso provável por eles, nos termos da respectiva classificação indicativa.

Neste contexto, a Blizzard acaba de eliminar as loot boxes do Passe de Batalha Premium (pago), pouco antes da lei netrar em questão.

O que são loot boxes?

Com a popularização dos jogos digitais na sétima geração de consoles (e no PC, em plataformas como o Steam), as desenvolvedoras passaram a explorar ainda mais meios de monetização, como a venda de cosméticos, expansões e a famigerada loot box.

Esta última é uma verdadeira “caixinha de surpresas”. Os jogadores podem adquiri-la com dinheiro, ganhá-la em eventos ou a partir de passes de batalha. Com o recurso, é possível conseguir itens aleatórios e de diferentes raridades.

Loot boxes em Overwatch são gratuítas, mas Passe é pago (Divulgação/Microsoft)

O grande problema é que a prática foi acusada inúmeras vezes de ser uma espécie de jogo de azar altamente viciante, como concluiu a Comissão de Jogos de Azar (Gambling Comission) do Reino Unido em 2018. O recurso é bem comum em jogos online gratuitos, mas também está presente em experiências para um jogador.

Além disso, o modelo foi frequentemente acompanhado de artifícios para fazer com que os jogadores gastassem muito dinheiro. Um bom exemplo disso é tornar os melhores itens muito difíceis de serem adquiridos ou elevar o preço dos itens à valores altos, induzindo o usuário a gastar dinheiro real.

O que vai acontecer com jogos com loot boxes no Brasil?

Como dito anteriormente, a Lei Felca passará a valer a partir do mês que vem. Há três caminhos para que jogos como o EA Sports FC, que hoje contam com este tipo de microtransação paga, evitem multas ou um banimento do Brasil:

  • Empresas de jogos eletrônicos precisarão implementar sistemas de verificação de idade para impedir que menores de 18 anos comprem loot boxes. A medida permitiria que os títulos mantenham o recurso apenas para adultos.
  • Substituir ou remover o recurso, como a Blizzard fez com as loot boxes pagas disponíveis em seu Passe de Batalha Premium;
  • Ou passar novamente pelo órgão de Classificação Indicativa do Brasil (ClassInd). Assim, o jogo pode elevar a classificação para +18 anos e seguir com as loot boxes restritas a adultos.

No caso do Hero Shooter, a medida adotada parece ter sido remover toda a loot box paga do jogo (inclusa no Passe de Batalha Premium). Com isso, a empresa não precisará implementar um sistema de verificação de idade ou elevar a classificação de Overwatch para +18 anos. Vale lembrar que loot boxes gratuitas seguem disponíveis no jogo.

Overwatch perdeu o “2” em um rebranding 

Outra preocupação envolve as desenvolvedoras que oferecem recurso de chat por voz, áudio, vídeo ou qualquer troca de conteúdo, síncrona ou assíncrona; elas devem redobrar a atenção no que se refere “à moderação de conteúdos, à proteção contra contatos prejudiciais e à atuação parental sobre os mecanismos de comunicação”, conforme o art. 21 da Lei nº 15.211/2025.

Procurada pela reportagem do Canaltech, a Blizzard ainda não se manifestou sobre a retirada das loot boxes em Overwatch.

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.