
Na última quarta-feira (11), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a abertura, da Consulta Pública nº 6, com o objetivo de estabelecer os requisitos técnicos e operacionais para a TV 3.0. A iniciativa permite o envio de propostas e sugestões referentes à tecnologia por meio de canais oficiais.
Segundo a agência, a iniciativa busca modernizar a radiodifusão brasileira, ao integrar a transmissão digital a funcionalidades de ambientes conectados.
Como definido em texto publicado em janeiro, será feita uma atualização do Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequência no Brasil (PDFF). A medida visa organizar o uso do espectro para a nova tecnologia.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Na faixa de 300 MHz, as subfaixas de 250 MHz a 322 MHz terão destinação específica para a transição e a implantação da TV 3.0.

O novo sistema operará em conjunto com as frequências atuais, o que garante a continuidade do sinal das transmissões de TV digital vigentes, com convivência harmônica entre os diferentes serviços de telecomunicações.
Para isso, critérios rigorosos contra interferências serão estabelecidos para proteger o sistema e assegurar a estabilidade da recepção do sinal.
De acordo com o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, Vinícius Caram, este é um passo estruturante para a implementação ordenada da TV 3.0:
“Ao definir critérios técnicos claros para o uso do espectro, a Anatel cria condições para a inovação, e para o planejamento eficiente das redes”, ressaltou ele.
Como participar da consulta pública da Anatel
As contribuições para a consulta pública estarão abertas por 35 dias a partir da publicação, período em que as sugestões podem ser enviadas. A participação será feita exclusivamente pelo sistema Participa Anatel.
A agência convidou agentes como radiodifusores, fabricantes de equipamentos e entidades do setor para participar. Especialistas e a sociedade civil também podem enviar sugestões.
O que é a TV 3.0
Anunciada pelo governo no ano passado, a TV 3.0 tem como objetivo unir capacidades do sinal de TV e das conexões de internet. Para isso, contará com algumas características novas:
- Suporte para resolução em 4K e até 8K;
- Compatibilidade com áudio imersivo e personalizado, utilizando tecnologias como Dolby Atmos;
- Navegação por aplicativos das emissoras, em vez de números de canais, além de conteúdos sob demanda (VOD) diretamente pelo sinal aberto;
- Possibilidade de realização de compras na tela, além da participação em votações em tempo real e escolher diferentes ângulos de câmera em transmissões esportivas;
- Anúncios personalizados, de forma semelhante ao que ocorre em plataformas digitais;
- Inclusão de recursos avançados de acessibilidade, como comando de voz, libras e alertas de emergência climática baseados na localização do usuário.
A TV 3.0 deve ser inaugurada no Brasil antes da realização da Copa do Mundo de futebol, evento de alto apelo televisivo e com início marcado para o mês de junho deste ano. A tecnologia será implementada de forma gradual, considerada a necessidade comprar novos aparelhos ou receptores para aproveitar todas as funcionalidades.
Leia mais no Canaltech:
- iPhone 18 Pro vai ganhar 5G via satélite para nunca perder sinal, diz informante
- TVs 8K fracassaram? Segmento vê saída de grandes marcas
- TVs de grandes marcas vão perder suporte ao app da Netflix em 2026; veja quais
Leia a matéria no Canaltech.

