
O Dia dos Namorados nos Estados Unidos e na Europa, também conhecido como o Dia de São Valentim, acontece neste fim de semana e os hackers já estão de olho nas carteiras dos corações apaixonados. Isso porque o período marca um cenário perfeito para golpes digitais.
- Golpistas espalham falsas promoções de Dia dos Namorados em redes sociais
- Atenção no xaveco: paquera online no Dia dos Namorados pode esconder golpes
Uma análise da NordVPN identificou que os cibercriminosos organizaram uma baita força-tarefa em fóruns da dark web no último mês para enganar pessoas que estão em busca de um amor para celebrar a data comemorativa. O objetivo é roubar dinheiro explorando o lado emocional das vítimas.
Os pesquisadores descobriram ainda que boa parte dos ataques ocorre por meio de redes sociais, com destaque para plataformas de relacionamentos, como Tinder e Match.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Roubando o coração (e a carteira)
Com táticas estruturadas e sofisticadas, as campanhas usam o clima de romance para enganar pessoas que querem encontrar alguém para comemorar o Dia dos Namorados. Isso em meio a movimentações financeiras intensas no e-commerce.

Ao explorar a solidão das pessoas na época, os criminosos apostam nas redes sociais para tirar proveito das vítimas. Os pesquisadores identificaram que, além do Tinder e outros apps de relacionamento, os agentes maliciosos também se infiltram no Instagram, Snapchat, Facebook e TikTok para “colher” suas vítimas. O YouTube e até mesmo o Reddit são outras plataformas usadas para contatar os alvos.
Para aplicar o golpe, os hackers criam perfis falsos usando fotos roubadas ou geradas por inteligência artificial (IA) para criar o candidato perfeito para o romance. Uma vez que o contato é estabelecido, os criminosos tentam convencer a vítima em potencial a migrar a conversa para um aplicativo de mensagens privadas.
Dessa forma, os golpistas fingem uma relação amorosa com a vítima para gerar confiança, partindo então para pedidos explícitos de dinheiro com a criação de cenários falsos, como viagens para visitar o amado e emergências financeiras. Em casos mais extremos, os criminosos usam sextorsão para extorquir a pessoa com ameaças de compartilhar registros íntimos.
Como se proteger
Embora o Dia dos Namorados no Brasil só ocorra em junho, é fundamental saber como se proteger na internet para não cair em golpes amorosos. Afinal, a combinação entre manipulação emocional e táticas sofisticadas de golpe podem provocar estragos gigantescos na vida da vítima, tanto no financeiro quanto no psicológico.
Diante desse cenário, a recomendação dos especialistas é prestar atenção no tom de urgência das mensagens, como migrar a conversa para aplicativos desconhecidos ou solicitações exageradas de dinheiro vindas de uma pessoa que você nunca conheceu pessoalmente.

Verifique também o perfil da pessoa com quem você está conversando, prestando atenção em sinais que podem revelar que aquilo é um golpe, como evitar ligar a câmera em conversas ou declarações de amor profundas no começo do contato. Também vale estar atento para o envio de links, jamais clicando em URLs suspeitas.
Leia também:
- Não é amor, é golpe: malware se disfarça de “Tinder Grátis” para roubar dados
- Tinder, OkCupid e Hinge: grupo hacker vaza dados de 10 milhões de usuários
- Não seja a próxima vítima do golpista do Tinder: confira dicas para se proteger
Leia a matéria no Canaltech.

