
Resumo
- A T-Mobile lançará um serviço de tradução direta na linha telefônica em 2026, sem necessidade de aplicativos ou smartphones.
- O serviço suportará mais de 50 idiomas e usará IA para imitar entonação e emoções, ativado por código no teclado durante chamadas.
- O serviço estará disponível inicialmente para clientes pós-pagos em um programa beta, com detecção automática de idiomas baseada na localização.
A T-Mobile anunciou que terá um serviço de tradução diretamente na linha, sem precisar de aplicativos, nem mesmo de um smartphone. A funcionalidade começará a ser testada no segundo trimestre de 2026.
O serviço terá suporte a mais de 50 idiomas e contará com a ajuda de um agente de inteligência artificial da rede da T-Mobile. Inicialmente, apenas clientes de planos pós-pagos poderão se inscrever no programa beta.
Como funciona a tradução na linha?

O serviço funciona diretamente na linha, sem depender de aplicativos. Isso significa que ele funciona em qualquer Android, iOS ou mesmo em um dumb phone.
Para ativar a ferramenta, o cliente da T-Mobile precisa teclar *87* (asterisco-oito-sete-asterisco) durante uma chamada, comando usado para ativar o agente de IA. Só uma das pontas da chamada precisa ser cliente da operadora e inscrita no beta do tradutor.
A ideia é que os participantes da chamada possam conversar naturalmente. Quando um deles para de falar, o agente entra em cena e repete o que foi dito no idioma da outra pessoa.
A T-Mobile diz que a voz não será robótica, já que o modelo de IA usado é capaz de clonar a voz humana e preservar entonação, ritmo e emoções.
Segundo a operadora, não é necessário escolher os idiomas. No caso de chamadas internacionais, o agente se baseia na localização para configurar as línguas — uma ligação dos Estados Unidos para o Brasil, por exemplo, seria definida inicialmente para inglês e português.
Se isso não estiver certo, ou caso seja uma chamada local, a IA também é capaz de detectar quais são os dois idiomas. Se as duas pessoas estiverem falando a mesma língua, a tradução é interrompida automaticamente.
Quais apps oferecem tradução simultânea?
A T-Mobile não presta serviços no Brasil. Por aqui, a solução é recorrer a smartphones e aplicativos com ferramentas de tradução simultânea.
As linhas Galaxy S e Z, da Samsung, contam com esse recurso como parte da Galaxy AI. iPhones compatíveis com a Apple Intelligence também oferecem o intérprete virtual.
Deixando as chamadas telefônicas tradicionais um pouco de lado, alguns apps de videoconferências contam com ferramentas do tipo. É o caso do Google Meet, do Microsoft Teams e do Zoom.
Com informações da CNET
Operadora americana terá chamadas com tradução sem precisar de aplicativo

