
Resumo
-
KDE Plasma 6.6 foi lançado com foco em personalização, permitindo salvar temas globais para alternância automática entre modos claro e escuro;
-
ferramenta Spectacle agora possui função de OCR integrada, permitindo que o usuário extraia texto diretamente de capturas de tela;
-
Sistema recebeu melhorias de acessibilidade, incluindo filtros para daltonismo e um teclado virtual otimizado para telas sensíveis ao toque.
As distribuições Linux mais populares trazem o Gnome como ambiente de desktop padrão. Mas quem estiver disposto a experimentar algo diferente pode recorrer ao ambiente KDE Plasma, cuja versão 6.6 foi lançada oficialmente nesta semana. As novidades incluem mais opções de personalização, detecção de texto em imagens e um novo teclado virtual.
No aspecto da personalização, quem gosta de ajustar cores de barras, janelas e afins agora pode salvar essas alterações como um tema global, de modo que seja possível usá-lo como uma opção para a funcionalidade que alterna entre os temas diurno e noturno.

Sobre o recurso de detecção de texto em imagens, trata-se de uma função de OCR que foi adicionada ao Spectacle, ferramenta para captura de telas. Quando uma imagem for capturada, bastará selecionar a área de texto e clicar no botão de extração para o conteúdo escrito ser reconhecido e salvo em outro aplicativo, por exemplo.
É interessante notar que os desenvolvedores do KDE Plasma 6.6 se preocuparam em renovar o teclado virtual do ambiente. Quem já se deparou com um defeito no teclado físico sabe o quanto esse tipo de ferramenta é útil. A nova versão é baseada no Qt Virtual Keyboard e, como tal, suporta previsão de texto e é otimizada para telas sensíveis a toques, entre outros atributos.

O que mais há de novo no KDE Plasma 6.6?
As demais novidades do KDE Plasma 6.6 incluem:
- agora é possível compartilhar redes Wi-Fi rapidamente via QR Code;
- as opções de acessibilidade trazem um novo filtro de escala de cinza que é útil para quem tem daltonismo;
- ainda no aspecto da acessibilidade, os recursos de zoom e lupa agora funcionam com um modo de rastreamento que mantém o cursor centralizado na tela;
- agora há um novo assistente de configuração geral para quando o KDE Plasma for acessado pela primeira vez;
- também há um novo e opcional gerenciador de login;
- o ambiente ganhou uma opção de ajuste automático de brilho em telas com sensor de luz ambiente;
- as animações ficaram mais fluidas em telas com taxa de atualização elevada.

Como obter o KDE Plasma 6.6?
Como o KDE Plasma 6.6 é um ambiente de desktop, a sua instalação não é trivial. Recomenda-se, portanto, que você aguarde a nova versão chegar à sua distribuição Linux.
A expectativa é a de que a novidade seja lançada em atualizações de projetos como Ubuntu (Kubuntu), Fedora, Manjaro e OpenSUSE, obviamente que nas versões dessas distribuições preparadas para KDE.
Já quem tiver experiência o suficiente pode baixar e compilar o Plasma 6.6 a partir do repositório oficial.
KDE Plasma 6.6 chega para enfrentar o Gnome; confira as novidades

