9 melhores jogos sobre cavar

Tecnologia

Apesar de ser um tema um tanto estranho para um videogame, cavar está presente desde os primórdios da indústria. Seja como mecânica principal ou mesmo temática, é realmente assustadora a quantidade de jogos onde podemos cavar, minerar, explorar cavernas e esse tipo de coisa.

De pás, brocas, picaretas até bombas, cavar está em todos os lugares dos videogames e assume formas muito criativas graças às desenvolvedoras, em especial às independentes. A temática é explorada há muito tempo, com destaques desde a era de ouro dos arcades até mesmo tempos mais recentes, com direito a indicado a Jogo do Ano no meio.

Afinal, quem não gosta de limpar um terreno em Minecraft ou encontrar Banadium em Donkey Kong Bananza? Pensando nisso, o Canaltech reuniu os 9 melhores jogos sobre cavar.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

9. Dig Dug

A Namco foi uma das produtoras de jogos mais influentes dos anos 80 e 90, com jogos revolucionários como Galaga, Pac-Man, Xevious e muitos outros títulos de peso. Dig Dug, de 1982, é outro exemplo que, apesar de não ser tão popular quanto seus inúmeros outros irmãos, foi um dos clássicos da era de ouro dos arcades.

Dig Dug nasceu na Era de Ouro dos jogos arcades (Divulgação/Bandai Namco)

No jogo, controlamos o protagonista Taizo Hori, que progridem por cada fase ao eliminar inimigos debaixo da terra. Para acabar com os monstros, é preciso enchê-los de ar até explodir ou usar o próprio cenário ao cavar abaixo de pedregulhos para que caiam em cima dos inimigos. Dig Dug possuía 15 níveis que se repetiam à medida que as fases ficavam mais difíceis. No jogo original, ao chegar no nível 256, os jogadores perdiam automaticamente por um erro na codificação.

8. Mr. Driller

Não propositalmente, a Namco retorna à temática de cavar em 1999 com o filho de Dig Dug (desta vez biológico), Mr. Driller, uma mistura de puzzle no estilo Columns com Dig Dug. O jogo foi pensado como um spin-off da série e seria exclusivo de consoles, mas logo foi lançado nos arcades para impulsionar as vendas.

Mr. Driller sobreviveu ao tempo e está presente em plataformas modernas (Divulgação/Bandai Namco)

O objetivo em Mr. Driller é cavar blocos, de preferência da mesma cor, para passar os níveis. Conforme o tempo passa, o jogador perde oxigênio, por isso é muito importante ficar de olho no medidor. Essa mecânica faz com que você cave em frenesi total. Apesar de não ser uma das franquias mais populares do mundo, Mr. Driller ganhou várias sequências e está disponível também em plataformas modernas, como Nintendo Switch e Xbox Series, entre outras.

7. Minecraft

Você sabia que o jogo mais vendido de todos os tempos se chamava Cave Game originalmente? Minecraft inovou o sandbox com seus mundos cúbicos, onde é possível explorar cavernas, encontrar minérios e toda a parafernalha que cavar envolve. O jogo explodiu com a ascensão do YouTube e até hoje move milhões de jogadores em todo o tipo de plataforma que você imaginar.

Minecraft se chamaria Cave Game (Divulgação/Microsoft)

Cavar é um dos pontos fundamentais de Minecraft e foi expandido com a atualização Caves & Cliffs em 2021. O update deu uma excelente repaginada nas cavernas, que estavam intocadas há muito tempo. Além de novos recursos e belíssimas grutas com folhagens e cristais de ametista, Caves & Cliffs mudou a forma como alguns minérios se comportam e como são dispostos no mapa.

6. SteamWorld Dig

SteamWorld Dig é uma série de jogos com foco principal em cavar minérios e recursos. Nele, controlamos um robô movido a vapor em um Metroidvania e plataforma 2D ambientado na cidade de Tumbletown. Como a maioria dos jogos do gênero, sua progressão acontece ao encontrar melhorias e habilidades pelo mapa.

SteamWorld Dig não conta com português do Brasil nativo (Divulgação/Image & Form Games)

Ao acumular minérios, é possível vendê-los para conseguir equipamentos ainda mais fortes e desbloquear áreas mais profundas do mapa. Tanto SteamWorld Dig quanto sua sequência são muito elogiados pelos jogadores e devem ser uma ótima pedida para quem gosta de Metroidvania, principalmente os mais curtos.

5. Shovel Knight

Shovel Knight é um dos jogos indie mais icônicos de todos os tempos. O jogo da Yacht Club Games foi desenvolvido no maior estilo “raiz indie” lá pelos anos 2010, com financiamento coletivo, uma equipe pequena e um escritório apertado. Shovel Knight foi lançado em 2014 e em nenhum momento renegou suas inspirações em clássicos do Nintendinho com suas músicas e gráficos em 8-bits.

Mecânica principal da pá em Shovel Knight foi inspirada em Zelda II: The Adventure of Link (Divulgação/Yatch Club Games)

No jogo, saímos em uma verdadeira epopeia para resgatar nossa parceira Shield Knight, enquanto enfrentamos a Feiticeira e sua ordem de cavaleiros. Ao invés de usar uma espada, em Shovel Knight nossa principal arma é uma pá. Com ela, podemos saltar em inimigos, cavar montes de terra e desenterrar tesouros. Uma das maiores inspirações para o indie foi o infame Zelda II: The Adventure of Link, no qual a Yacht Club se baseou para a mecânica da pá de Shovel Knight.

4. Deep Rock Galactic

Deep Rock Galactic é um jogo focado em mineração cooperativa, no qual os jogadores controlam anões mineradores que precisam cumprir missões de extração de recursos no planeta alienígena Hoxxes IV, enquanto enfrentam a vida selvagem hostil e ambientes perigosos. Cada jogador deve escolher uma classe de minerador, cada uma com ferramentas e habilidades próprias.

Deep Rock Galactic também pode ser jogado no modo solo (Divulgação/Ghost Ship Games)

Lançado totalmente em 2020, Deep Rock Galactic foi o primeiro jogo da Ghost Ship Games, que se inspirou em títulos como Minecraft e Left 4 Dead. O título inclui cavernas geradas proceduralmente que podem ser livremente destruídas, tornando a própria caverna um elemento de estratégia para combater inimigos e ganhar vantagens de campo.

3. Dome Keeper

Para quem gosta de jogos relaxantes, Dome Keeper é um excelente jogo de escavação com belíssimos gráficos em pixel art. No jogo, precisamos coletar recursos, aprimorar habilidades e nossa base na superfície, enquanto enfrentamos hordas de alienígenas que chegam de tempos em tempos.

Dome Keeper tem uma belíssima pixel-art (Divulgação/Raw Fury)

Dome Keeper oferece dezenas de horas e seu fator de rejogabilidade é bem marcante, seja pelas suas diferentes bases ou modos de jogo. Assim como muitos outros títulos, Dome Keeper saiu de uma Game Jam (concurso de desenvolvimento de videogames que normalmente acontece em poucos dias).

2. A Game About Digging A Hole

Se Dome Keeper é mais relaxante, A Game About Digging A Hole é o nirvana dos escavadores. Nele, você vai até o quintal de uma casa recém-comprada em busca de tesouros, pedras preciosas, metais, etc. Nada de correria, objetivos ou qualquer coisa do tipo. A Game About Digging A Hole permite que você explore o enorme quintal da sua maneira, numa experiência mais casual.

A Game About Digging A Hole dá liberdade para o jogador cava como quiser (Divulgação/DoubleBee)

Apesar desse marasmo de gameplay, o jogo pode ser repetitivo ou mesmo chato para alguns, então vá de cabeça aberta para uma experiência curta e diferente.

1. Donkey Kong Bananza

Não tem como falar em cavar e deixar de fora Donkey Kong Bananza, um dos grandes exclusivos do Nintendo Switch 2. O jogo se destaca por uma jogabilidade divertida, onde é possível destruir e quebrar a maioria dos cenários e camadas subterrâneas.

Donkey Kong Bananza foi indicado a Jogo do Ano no The Game Awards 2025 (Divulgação/Nintendo)

Donkey Kong Bananza também se destaca por seus belíssimos gráficos e exploração em plataforma 3D de primeira, com quebra-cabeças e missões para progredir. O jogo oferece vários colecionáveis e recursos que justificam o ato de cavar por aí, a torto e a direito. Para o Canaltech, Donkey Kong Bananza conta com uma mecânica de destruição viciante, mas peca com a câmera e o desgaste da estrutura do jogo perto do fim.

9 melhores jogos sobre cavar

Apesar de ser algo que não percebemos, cavar está em todos os lados! Desde clássicos como The Legend of Zelda: The Minish Cap até jogos novos e totalmente focados nesta temática, como Donkey Kong Bananza. Jogos do tipo normalmente têm um foco em exploração, mas assumem vários estilos, desde os “hardcore” até os mais descontraídos e relaxantes, como Stardew Valley.

Esses são os 9 melhores jogos sobre cavar:

  1. Donkey Kong Bananza
  2. A Game About Digging A Hole
  3. Dome Keeper
  4. Deep Rock Galactic
  5. Shovel Knight
  6. SteamWorld Dig
  7. Minecraft
  8. Mr. Driller
  9. Dig Dug

Leia também no Canaltech:

Vídeo: O que é a Steam Machine e o que significa para o mercado? 

Leia a matéria no Canaltech.