TVs da Samsung sofrem primeira derrota para TCL

Tecnologia
Resumo
  • A TCL ultrapassou a Samsung no volume de envios de TVs em dezembro de 2025, alcançando 16% de participação contra 13% da Samsung.
  • A mudança estratégica da Samsung e LG para TVs OLED abriu espaço para marcas chinesas no segmento de LCD.
  • A TCL firmou uma joint venture com a Sony, potencializando sua presença no segmento premium de TVs.

Pela primeira vez, a TCL ultrapassou a Samsung no mercado global de televisores no final de 2025, liderando o ranking mensal de envios. Segundo dados da consultoria de mercado Counterpoint Research, a marca chinesa conquistou 16% de participação, contra 13% da Samsung.

Apesar da derrota pontual no último mês do ano, a Samsung manteve a liderança geral. A empresa completou, em 2025, duas décadas consecutivas como a marca líder do mundo quando considerados os números trimestrais e o acumulado anual.

O resultado de dezembro sinaliza um acirramento na competição pelo mercado de TVs entre as duas companhias. Na comparação do mesmo mês entre 2024 e 2025, a companhia chinesa se distanciou ainda mais da terceira colocada Hisense, que caiu de 12% para 10% em participação e viu a LG se aproximar, saindo de 8% para 9%.

Mudança de foco abre espaço para rivais

A ascensão da TCL é explicada, em parte, por uma mudança estratégica das próprias fabricantes sul-coreanas, aponta o portal SamMobile. Nos últimos anos, tanto a Samsung quanto a LG têm desviado o foco de TVs LCD para modelos OLED, que possuem maior valor agregado.

O movimento tem deixado uma lacuna no segmento de LCD, que possui preços mais acessíveis e, consequentemente, maior volume de venda. Para o site, esse espaço vem sendo rapidamente preenchido por marcas chinesas.

Já Bob O’Brien, diretor de pesquisa da Counterpoint Research, analisa que a TCL “vem ganhando terreno há meses”, e destaca a curva positiva no final do ano (conforme o gráfico abaixo) que “a empurrou para além da Samsung em dezembro”. Ainda de acordo com ele, embora seja apenas em dezembro, os envios da TCL “crescem consistentemente na comparação anual, enquanto os da Samsung estagnaram”.

Joint venture pode ampliar presença da TCL

O analista também alerta para desafios futuros. Segundo ele, a TCL pode representar uma ameaça competitiva ainda maior se fortalecer a presença no segmento premium através da aliança recente com a Sony.

No fim de janeiro, as duas companhias fecharam uma joint venture que transfere a divisão de TVs da japonesa para a nova empresa, controlada pela TCL. Com o acordo, a ideia é combinar as tecnologias de imagem e áudio da Sony com a força industrial da gigante chinesa.

Vale ressaltar, contudo, que o cenário de liderança pode ser diferente quando se analisam receitas e lucros, dado o foco da Samsung em produtos mais caros.

TVs da Samsung sofrem primeira derrota para TCL