
O Google I/O 2026 já tem data para acontecer: a conferência anual da Big Tech está marcada para os dias 19 e 20 de maio. A Gigante de Mountain View tradicionalmente reserva o evento para grandes novidades sobre Android, inteligência artificial (IA) e outros serviços da companhia.
- Android, Google Lens e mais: 8 lançamentos icônicos do Google I/O
- Tudo sobre o Gemini: veja como a IA do Google funciona e os seus recursos
Mais uma vez, a expectativa fica por conta das novidades sobre IA. A conferência do ano passado contou com a chegada do gerador de vídeos Veo 3 e da expansão do Modo IA da busca, por exemplo, então muitos produtos em desenvolvimento podem ser revelados ao público para o mês de maio.
O que esperar do Google I/O 2026?
A seguir, confira alguns possíveis temas que podem ser abordados durante o evento:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Android 17 e versão para computadores
- Novas famílias de modelos
- Mais agentes de IA
Android 17 e versão para computadores
O Google dedica o I/O para revelar a nova versão do Android. Houve uma pequena quebra de protocolo no ano passado, quando a empresa fez um evento menor a uma semana da conferência para anunciar o Android 16, e ainda não é possível saber se vão repetir a dose em 2026.
De qualquer forma, o Robozinho ganha destaque na conferência. Além de um eventual Android 17, a expectativa é alta para o anúncio de uma “Modo PC” para para substituir o Chrome OS nos computadores (o SO já recebeu o codinome de Aluminum OS em desenvolvimento interno), além de novidades para realidade mista.

Novas famílias de modelos
Dificilmente o Google vai passar o I/O sem anunciar novos modelos de IA: pode ser uma versão mais avançada do Gemini ou um modelo para tarefas específicas, como criação de vídeos ou imagens.
Algumas ferramentas que já estão em testes podem ser liberadas para mais pessoas, como é o caso do Project Genie, usado para gerar mundos interativos em 3D.
Mais agentes de IA
Os agentes autônomos dominam as discussões sobre IA no começo de 2026 e o tema poderia receber algum destaque durante a conferência. Vale reforçar que a empresa revelou um agente capaz de navegar na internet no ano passado.
Leia também:
- Gemini ganha recurso para criar músicas com IA; veja como funciona
- O que acontece quando seu celular para de receber atualizações?
- Qual é o melhor modelo de IA? 3 dicas para te ajudar a escolher
Leia a matéria no Canaltech.

