Compre seu HDD agora: produção de 2026 esgota e preços vão disparar

Tecnologia

HDDs já não eram mais o foco dos PC gamers há alguns anos, por conta dos preços mais atraentes dos SSDs. Por conta da crise atual, esse componente mais veloz encareceu muito nos últimos meses, tornando a tecnologia mais antiga uma solução mais viável. Mas, segundo os próprios executivos das maiores fabricantes como WD e Seagate, toda a produção de 2026 já foi vendida para data centers de IA e nuvem.

Em uma reunião recente com os acionistas, os CEOs de ambas as empresas deixaram claro que a demanda por seus produtos vai além, com acordos fechados também para 2027 e 2028. Existem relatos que apontam para uma situação parecida também com a Toshiba.

“Como destacamos, estamos praticamente com tudo vendido para no calendário de 2026. Temos pedidos de compra firmes com nossos sete principais clientes. E também estabelecemos acordos de longo prazo com dois deles para o calendário de 2027 e com um deles para o calendário de 2028”, disse Irving Tan, CEO da WD.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O dinheiro vem dos data centers

Segundo a empresa, 89% de sua receita vem do negócio de Cloud, ou seja, das gigantes como a Amazon que fazem armazenamento em nuvem. Somente 5% vem do segmento de consumo, por isso o foco tem mudado para grandes empresas donas de data centers, seja para IA (com armazenamento de modelos), ou nuvem.

Os HDDs que vão para data centers têm alta densidade e contam com tecnologias diferentes (Imagem: Patrick Lindenberg/Unsplash)

O CEO da Seagate, William Mosley, disse a mesma coisa, mas com outras palavras. Em resumo, a produção de 2026 já tem destino garantido, enquanto novos contratos para os anos seguintes já estão sendo fechados:

“Nossa capacidade está totalmente alocada até o calendário de 2026, e esperamos começar a aceitar pedidos para o primeiro semestre do calendário de 2027 nos próximos meses […] Além disso, vários clientes de nuvem estão discutindo suas projeções de crescimento da demanda para o calendário de 2028, ressaltando que a garantia de fornecimento continua sendo sua maior prioridade”.

Isso significa que assim como memória RAM e SSD, os HDDs começarão a ficar escassos no mercado de consumo, enquanto os preços sobem sem parar até que o componente fique inviável para o usuário comum. Então, assim como dissemos sobre outros componentes no fim do ano passado, compre seu HDD agora, antes que seja tarde.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.