
O serviço de SOS Emergência via satélite do iPhone ajudou a resgatar sobreviventes de uma avalanche ocorrida na terça-feira (18) na Califórnia, Estados Unidos. Como reportado pelo jornal New York Times, as autoridades localizaram um grupo de seis pessoas.
- 6 dicas para melhorar o sinal de internet Wi-Fi em casa
- O 5G mudou mesmo nossa vida? Veja o que a tecnologia realmente entregou
No total, eram 15 pessoas em um grupo composto por guias e clientes que realizavam uma expedição de vários dias na região de Lake Tahoe. As autoridades confirmaram a morte de oito integrantes, e uma pessoa permanece desaparecida.
Os sobreviventes aguardaram o socorro sob uma lona, e a comunicação com as equipes de resgate só foi possível por conta do recurso do iPhone. Afinal, o acidente ocorreu em uma área sem cobertura de rede celular ou Wi-Fi.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

O SOS de Emergência fez contato com um membro do Escritório de Serviços de Emergência da Califórnia, que se comunicou com um dos guias por mais de quatro horas.
Além do iPhone, também foi empregado um rádio farol de emergência pessoal com capacidade de envio de texto via satélite.
Como funciona o SOS Emergência do iPhone
O recurso permite o envio de mensagens de texto para serviços de urgência na ausência de sinal convencional. No entanto, o sistema instrui o usuário a tentar uma chamada para o número de emergência 911 antes de ativar a opção via satélite.
Caso a comunicação tradicional não seja possível, o iPhone apresenta um questionário para coletar dados como a natureza da emergência, localização, contatos e nível de bateria.
Além disso, são dadas orientações para apontar o aparelho para o céu e conectar-se a um satélite, desde que o celular esteja ao ar livre e com visão clara do horizonte.
Caso os requisitos sejam cumpridos, o dispositivo pode compartilhar a localização exata, a altitude e a ficha médica com os socorristas.
A funcionalidade é compatível com o iPhone 14 ou posteriores, além do relógio Apple Watch Ultra 3. O serviço é gratuito por dois anos após a ativação do dispositivo.
Atualmente, o serviço está disponível em países da América do Norte, Europa e Oceania. No entanto, não há como usar o SOS Emergência via satélite no Brasil.
Leia mais no Canaltech:
- Apple planeja três novos produtos com IA e câmeras integradas
- Samsung revela truque do Galaxy S26 que vai deixar o Photoshop no passado; veja
- Como transformar seu celular velho em um PlayStation
Leia a matéria no Canaltech.

