E-mails vazados sugerem que a Amazon monitora clientes por câmeras inteligentes

Tecnologia

Uma suposta ação polêmica envolvendo câmeras inteligentes da Ring, uma subsidiária da Amazon, foi exposta recentemente, revelando que a gigante varejista estaria usando um novo recurso da tecnologia para monitorar consumidores.

E-mails obtidos pela 404 Media apontam para mensagens escritas pelo fundador da Ring, Jamie Siminoff, comentando sobre a abrangência de monitoramento das câmeras da empresa, indo além do simples rastreamento de encomendas.

O executivo sugere que os dispositivos poderiam ser usados também para combater o crime em determinados bairros, com um sistema projetado para organizar um sistema de vigilância em massa que restringiria a privacidade de qualquer pessoa que se aproximasse de uma dessas câmeras.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Rede de monitoramento

O suposto esquema de espionagem da Amazon e da Ring tem relação com um novo recurso de inteligência artificial (IA) chamado Search Party, que foi adicionado às câmeras da Ring em outubro de 2025. A ferramenta possibilita uma vigilância automatizada a partir da conexão entre todas as câmeras, ajudando, por exemplo, a encontrar animais de estimação perdidos e encomendas no geral.

Recurso com IA de câmera da Ring monitora vizinhança para encontrar animais perdidos, mas levanta debate de privacidade (Imagem: Divulgação/Ring).

No entanto, o teor inofensivo comunicado aos clientes pode esconder uma verdade mais obscura. Isso porque há uma questão de privacidade em jogo que acendeu um alerta na comunidade de especialistas de cibersegurança e gerou ainda mais preocupação com as declarações feitas pelo fundador da Ring.

Considerando que as câmeras oferecem outros recursos de IA que podem transformar aparelhos domésticos em ferramentas de vigilância, como reconhecimento facial por IA e acesso de autoridades policiais aos vídeos capturados pelo produto, a rede de monitoramento pode comprometer a segurança de moradores, além de gerar um baita problema para a Amazon em relação à privacidade de seus clientes.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.