Fire TV da Amazon vai ficar mais rápida com update; veja se a sua está na lista

Tecnologia

A Amazon começou a liberar a maior reformulação de interface do Fire TV nos últimos cinco anos. Originalmente apresentada na CES 2026, a atualização pretende modernizar o visual e acelerar a navegação no dispositivo. 

De acordo com a Amazon, a otimização do código tornou a interface entre 20% e 30% mais rápida e responsiva.

A nova identidade tem barra de navegação movida para o topo da tela e simplificada com oito ícones: Menu, Pesquisa, Início e abas para Filmes, Séries, Esportes, Notícias e TV ao vivo. Além disso, o limite de aplicativos que podem ser fixados na tela inicial subiu de 6 para 20 espaços. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A interface ainda ganhou um design atualizado com cantos arredondados, novos gradientes de cores, tipografia revisada e espaçamento otimizado para reduzir a poluição visual. Já a aba “Para Você” sugere conteúdos baseados nas assinaturas vigentes. 

Por sua vez, a aba de TV ao Vivo centraliza canais de streaming, transmissões abertas e TV por assinatura em um único local. Recursos menos utilizados, como Jogos, Fotos e Appstore, foram movidos para um menu lateral.

Ao mesmo tempo, a atualização inclui a chegada de 50 canais gratuitos da Roku e do serviço de jogos em nuvem Nvidia GeForce Now aos dispositivos Fire TV. 

Fire TV ganhou Alexa “turbinada”

A nova assistente Alexa+, que ganhou suporte para diálogos em linguagem natural e perguntas complexas, pode encontrar conteúdos baseados em comandos. É possível fazer pedidos como “recomende filmes com determinado estilo visual”, entre outras opções, em recurso incluso na assinatura Prime ou disponível para compra separada.

Nova interface Amazon Fire TV
Nova interface da Fire TV promete mais performance (Imagem: Divulgação/Amazon)

Ao manter pressionado o botão “Home” no controle remoto, um novo menu lateral à direita oferece acesso rápido a configurações de áudio, tela e acessibilidade. O painel também permite o controle de dispositivos de casa inteligente, como câmeras Ring.

O aplicativo móvel do Fire TV também será atualizado para refletir o novo design, com gestão da lista de reprodução e o controle integrado da TV pelo celular.

Como atualizar a Fire TV 

Na fase inicial, a atualização está disponível apenas nos Estados Unidos para três dispositivos específicos: Fire TV Stick 4K Max (2ª Geração), Fire TV Stick 4K Plus e Fire TV Omni Mini-LED TV.

A expansão do lançamento deve ocorrer ainda neste ano, com a chegada a outros países e uma gama maior de dispositivos. A lista inclui as séries Fire TV 2, 4 e Omni QLED, além das novas TVs Amazon Ember Artline e modelos de parceiros como TCL, Panasonic, Hisense e Insignia.

Para atualizar dispositivos compatíveis nos EUA, basta seguir alguns passos: 

  1. Navegar até Configurações na tela inicial;
  2. Selecionar Meu Fire TV;
  3. Escolher Informações;
  4. Selecionar Verificar Atualizações;
  5. Após o download, confirmar a reinicialização para instalar o novo sistema.

Leia mais no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.