
Com o lançamento do Galaxy S26 se aproximando, muitos começam a se perguntar se ainda faz sentido investir no Galaxy S24 em 2026 — levando em consideração que ele já tem dois anos de mercado e está duas gerações “atrasado”.
- Novo vazamento reforça: Galaxy S26 vai ficar mais caro
- Samsung revela truque do Galaxy S26 que vai deixar o Photoshop no passado; veja
Para responder a essa pergunta, é preciso analisar o que o Galaxy S24 oferece, quais são os possíveis saltos esperados no Galaxy S26 e, sobretudo, como essas diferenças impactam a experiência real do usuário no dia a dia.
Galaxy S24 ainda é relevante em 2026?
O Galaxy S24 chegou ao mercado com especificações de ponta para sua época de lançamento, incluindo processador potente, tela com taxa de atualização de 120 Hz, câmera principal de 50 MP e integração sólida com o ecossistema Android. Muitos dos aspectos que fizeram o modelo se destacar permanecem atualizados, mesmo diante de rivais lançados posteriormente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Na prática, o Galaxy S24 ainda é um dispositivo extremamente capaz para tarefas cotidianas: navegação rápida, consumo de conteúdo, redes sociais, fotografia e jogos exigentes.
Isso coloca o aparelho em posição favorável para quem não busca necessariamente o “estado da arte”, mas sim um desempenho confiável e consistente — e agora por um valor bem mais acessível do que aquele cobrado no lançamento original.

Essa é a principal vantagem de optar pelo S24 agora: o preço. Modelos da geração anterior tendem a ter quedas de preço significativas conforme uma nova linha se aproxima, o que pode representar um ótimo custo-benefício para a maior parte dos consumidores. Hoje, ele já é comumente encontrado por menos de R$ 3.000.
Além disso, o S24 continua recebendo atualizações de sistema e segurança por alguns anos, o que estende sua relevância e longevidade no uso diário.
O que esperar do Galaxy S26?
Embora ainda haja muito mistério sobre os detalhes finais do Galaxy S26, as expectativas giram em torno de melhorias incrementais e algumas novidades em áreas específicas.
A linha tende a apresentar um salto discreto em desempenho, câmeras e bateria, além de alguns recursos adicionais, como o Privacy Display.
Esses aprimoramentos podem ser atraentes para usuários que desejam sempre a experiência máxima em tecnologia — especialmente entusiastas de fotografia, produtores de conteúdo ou quem prioriza recursos futuros como parte do pacote.
Porém, é importante observar que nem sempre essas melhorias representam uma diferença radical na experiência de uso para o usuário comum.

Vale a pena comprar o Galaxy S24 agora?
Para a maioria das pessoas que precisa de um smartphone potente, confiável e com bom conjunto de câmeras, o Galaxy S24 ainda atende com folga em 2026.
A diferença de desempenho entre o S24 e o que se espera do S26 tende a ser incremental — ou seja, melhorias naturais de uma geração para outra, mas não necessariamente revolucionárias.
Além disso, a queda de preço do S24 com a chegada do S26 torna esse modelo ainda mais atraente para quem busca custo-benefício.
Em termos de custo total de uso (considerando desempenho, atualizações de software e valor de revenda), o Galaxy S24 pode representar uma opção mais inteligente do que esperar o novo lançamento e pagar preço cheio. O modelo já apareceu na casa dos R$ 2.500 em diversas promoções, então esse pode ser considerado o preço ideal para pagar nesse momento.
Do ponto de vista prático, se você precisa de um novo smartphone agora e não depende de recursos absolutamente de ponta, o Galaxy S24 continua sendo uma escolha sólida.
Leia também
- Galaxy S26 Ultra deve representar mais de 70% das vendas da linha, aponta rumor
- Galaxy S26: tudo que já sabemos sobre a nova geração top da Samsung
- Vazam possíveis preços do Galaxy S26 no Brasil; valores são mais altos
Leia a matéria no Canaltech.

