IA deve ser usada com ‘responsabilidade e discernimento’, diz Papa Leão XIV

Tecnologia

Em sua primeira entrevista coletiva para jornalistas de todo o mundo, o Papa Leão XIV fez um apelo para comunicações menos extremistas, demonstrou solidariedade a jornalistas presos e pediu responsabilidade no uso de inteligência artificial. Segundo o novo Pontífice, a tecnologia precisa ser usada com “responsabilidade e discernimento”.

O discurso ocorreu no Vaticano nesta segunda-feira (12). Leão XIV reforçou a necessidade de criar uma cultura de ambientes humanos “que se tornem espaços digitais de diálogo e confronto” e, dessa forma, a missão se tornaria mais necessária olhando para a evolução tecnológica.

Nesse contexto, a inteligência artificial seria uma das tecnologias destacadas. O novo Papa aponta que a IA tem “imenso potencial”, mas exige “responsabilidade e discernimento para orientar os instrumentos ao bem de todos, para que possam trazer benefícios para a humanidade”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A fala à imprensa teve duração de cerca de 10 minutos. Leão XIV ainda agradeceu aos profissionais pela cobertura do conclave nos últimos dias e pediu pelo fim de uma “guerra da comunicação” com sensacionalismo e agressividade.

Papa Francisco apoiava uso de IA

A visão do Papa Leão XIV sobre IA é parecida com a de seu antecessor, Francisco: apoio, mas com necessidade de ética e responsabilidade sobre o tema

Francisco chegou a dizer em 2023 que a IA e o aprendizado de máquina tinham potencial para “contribuir de forma positiva para o futuro da humanidade”, mas também pediu um compromisso ético no desenvolvimento das tecnologias.

Leia também:

VÍDEO: o que aconteceu com as câmeras sob o display? Por que só o Galaxy Fold ainda usa essa tecnologia?

Leia a matéria no Canaltech.