Série médica mais longeva da história da televisão, criada por Shonda Rhimes em 2005, Grey’s Anatomy tem definitivamente muitos episódios icônicos já transmitidos.
- Os 10 melhores personagens de Grey’s Anatomy
- Grey’s Anatomy | As 12 mortes mais tristes e inesquecíveis
Famosa por “destruir” o coração do público com mortes e tragédias inesperadas, a produção é um divisor de águas na televisão, tendo perdurado por 21 temporadas (a 22ª já foi confirmada) em que acompanhamos Meredith Grey, filha da renomada cirurgiã geral Ellis Grey, dando início a um programa de residência cirúrgica no Seattle Grace Mercy West (mais tarde chamado Grey Sloan Memorial Hospital).
Ao longo da trama, mais do que acompanhar a vida pessoal e profissional da médica, o público também embarca nos dramas de seus colegas e chefes do setor, enquanto Meredith torna-se uma das cirurgiãs gerais mais renomadas dos Estados Unidos e, eventualmente, se muda para Boston, como reflexo da saída da atriz Ellen Pompeo da produção.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Os melhores episódios de Grey’s Anatomy
Embora ao longo de seus 20 anos Grey’s Anatomy tenha ficado bastante conhecida por seus finais de temporadas chocantes (e muitos deles façam parte dessa lista), vários episódios com dramas pessoais ou incidentes “menores” também tornaram-se inesquecíveis entre o público.
Para relembrar algumas dessas histórias emocionantes, o Canaltech montou uma lista com os 10 melhores episódios de Grey’s Anatomy. Arcos que marcaram diferentes épocas do show, sendo lembrados sempre com carinho pelos fãs. Confira!
- T6, E23 – Santuário
- T5, E24 – Agora ou Nunca
- T12, E9 – O Som do Silêncio
- T2, E27 – Perdendo a Minha religião
- T8, E24 – Voo
- T9, E2 – Lembre-se do tempo
- T2, E16 – É o Fim do Mundo
- T9, E24 – Tempestade Perfeita
- T6, E15 – O Tempo Deforma
- T15, E19 – Silêncio Todos Esses Anos
1. Temporada 6, Episódio 23 – Santuário

Um dos episódios mais memoráveis e pesados de Grey’s Anatomy, Santuário acontece alguns episódios após uma paciente do hospital ter seus aparelhos de suporte de vida desligados, e Gary Clark, seu marido enlutado e transtornado, entrar no local em busca de vingança, iniciando um tiroteio em massa.
O episódio mostra o drama vivido por diferentes médicos do hospital, que precisam lidar com os graves ferimentos de Alex e Charlie, enquanto fogem do ataque do assassino. Gary, por sua vez, parte em busca de Derek Shepherd – que acredita ser o responsável pela morte de sua mulher – e em quem consegue atirar nos minutos finais do capítulo, para desespero de Meredith, que assiste tudo do outro lado da galeria.
2. Temporada 5 – Episódio 24 – Agora ou Nunca

Um dos poucos finais de temporada que, a princípio, não está envolto em uma grande tragédia dentro ou fora do hospital (embora haja um grande plot twist em seus minutos finais), Agora ou Nunca se passa em um dia “normal” de trabalho, logo após Izzie acordar de sua cirurgia e ter problemas iniciais para recobrar sua memória.
Enquanto personagens como Bailey e Mark vivem seus próprios dramas pessoais, e Derek e Meredith, por falta de tempo, façam seus votos de casamento em um post-it, um paciente desconhecido, que pulou na frente de um ônibus para salvar uma mulher, chega ao hospital. Em situação crítica, ele consegue escrever “007” na mão de Meredith, revelando ser George, ao mesmo tempo em que, em outra sala, Izzie perde a consciência.
3. Temporada 12 , Episódio 9 – O Som do Silêncio

Um dos capítulos mais diferentes de toda a história da série, O Som do Silêncio é, como o próprio nome diz, um episódio gravado quase inteiramente sem diálogos, embora sua trama use muito de sons e música instrumental para trazer dramaticidade às cenas.
Na trama, um paciente desorientado ataca furiosamente Meredith, que é encontrada espancada pela equipe do hospital. Ao longo de alguns pulos temporais, o episódio mostra a lenta recuperação da personagem, que tem várias partes do corpo quebradas e fica sem ouvir, tendo ataques de pânico e raiva por meses. Em paralelo, Amelia tem uma recaída em seu vício, enquanto Meredith busca perdoar o homem que a machucou.
4. Temporada 2, Episódio 27 – Perdendo a Minha Religião

Última parte de um arco apontado por muitos fãs como um dos mais emotivos do show – especialmente devido à morte de Denny Duquette –, Perdendo a Minha Religião acontece logo após Izzie cortar os fios do LVAD para que Denny receba o transplante de coração.
Enquanto os internos são interrogados por Dr. Webber sobre o que aconteceu, um baile é organizado para a sobrinha do Chefe, Doc, o cachorro de Meredith é sacrificado, Burke descobre um tremor na mão direita, e Izzie é pedida em casamento. A temporada termina com Denny tendo um derrame e Izzie, arrasada, confessando a verdade sobre o que fez e indo embora do hospital.
5. Temporada 8, Episódio 24 – Voo

Outra trama trágica famosa de Grey’s Anatomy vem diretamente de Voo, o último episódio da oitava temporada do seriado. Ambientado logo após a queda do avião que transportava grande parte da equipe médica do Seattle Grace para o Johns Hopkins Hospital, o episódio mostra a luta dos médicos para permanecerem vivos na floresta.
Enquanto todos esperam pelo socorro, Cristina e Meredith cuidam de Derek, e Arizona tenta resistir à dor em sua perna. Para desespero do grupo, Lexie não resiste e morre de mãos dadas com Mark, que deteriora rapidamente devido aos seus ferimentos internos. O resgate não chega até o prazo que haviam imaginando e, conforme as horas passam, os médicos começam a perder as esperanças.
6. Temporada 9, Episódio 2 – Lembre-se do tempo

Segundo episódio transmitido após o da queda do avião, Lembre-se do Tempo mostra em flashbacks a sequência da tragédia, retratando como se deu o resgate do grupo após quatro dias na floresta, e como foi a recuperação de cada um dos médicos – já mostrada um mês depois no primeiro episódio da nona temporada Indo, Indo, Foi.
Em retrospecto, o público vê como Meredith aceita o acidente e decide seguir com sua vida, ao contrário de Christina que fica em estado catatônico por um tempo até se recuperar com a ajuda de Owen. Derek, por sua vez, enfrenta dificuldades para recuperar totalmente sua mão, enquanto Mark tem uma melhora antes de entrar em coma e morrer, e Arizona, cuja infecção está cada vez pior, implora para que Callie não ampute sua perna.
7. Temporada 2, Episódio 16 – É o Fim do Mundo

Como se essa seleção já não tivesse tragédias suficientes, É o Fim do Mundo também é um episódio essencial de Grey’s Anatomy que não podia ficar de fora dessa lista. Primeira parte de um arco cuja continuação se dá em Conforme Sabemos, o capítulo acontece quando um um homem com uma munição viva no peito dá entrada no hospital.
Burke, Meredith e outros médicos levam o paciente para a sala de cirurgia e descobrem apenas durante o procedimento a situação. Quando o esquadrão antibombas chega, a paramédica que estava com as mãos no ferimento, impedindo a explosão, tem um surto e troca de lugar com Meredith. Enquanto isso, Bailey entra em trabalho de parto, e Derek e Christina operam seu marido, que bateu o carro.
8. Temporada 9, Episódio 24 – Tempestade Perfeita

Mais um final de temporada eletrizante, Tempestade Perfeita é a segunda parte de um arco iniciado um episódio antes (Preparação é Tudo), no qual uma tempestade faz com que a energia do hospital acabe, ao mesmo tempo em que Meredith entra em trabalho de parto.
Apesar da total escuridão, o Seattle Grace continua a funcionar, e o bebê de Meredith nasce, apesar da situação crítica da médica. Enquanto Alex, Jo e Arizona tentam manter as máquinas de oxigênio da UTI neonatal funcionando, Christina opera um coração no escuro. Cada um dos médicos vive seu próprio drama particular, enquanto Bailey realiza uma cirurgia de emergência em Grey, e Richard é eletrocutado no porão.
9. Temporada 6, Episódio 15 – O Tempo Deforma

Um episódio particularmente amado pelos fãs por mostrar por meio de flashbacks a juventude de alguns personagens icônicos da série, O Tempo Deforma é um dos poucos episódios emotivos, mas não completamente trágicos que fazem parte dessa seleção.
Na trama, como parte das mudanças implementadas como o novo chefe do hospital, Derek pede que alguns médicos apresentem casos inovadores para toda a equipe médica. É assim que Callie, apesar das dificuldades, fala sobre a cirurgia que a fez ganhar seu emprego no programa, Richard apresenta um caso que ele e Ellis comandaram em 1982, e Bailey fala sobre uma situação que a fez ser notada pela primeira vez por seus superiores.
10. Temporada 15, Episódio 19 – Silêncio Todos Esses Anos
Episódio bastante pesado de Grey’s Anatomy, embora por um motivo diferente das tragédias cinematográficas que costumam acontecer na série, Silêncio Todos Esses Anos é um capítulo da décima quinta temporada do show, que se passa após uma mulher abusada sexualmente dar entrada no hospital.
Enquanto Jo e Teddy a ajudam a fazer um procedimento difícil, mas necessário (em uma das cenas mais friamente reais, mas educativas do show), Jo também busca se esquivar das perguntas de Alex sobre o encontro com sua mãe biológica, e Bailey e Ben decidem conversar seriamente com Tuck a respeito de sua namorada.
Para quem quiser conferir os episódios, as 20 primeiras temporadas de Grey’s Anatomy estão disponívei no Disney+
Leia também:
- Grey’s Anatomy | Episódio brasileiro da série faz referência sutil ao país
- 15 melhores séries médicas para assistir no streaming
- Grey’s Anatomy | Como foi a despedida de Meredith da série?
Leia a matéria no Canaltech.