Uma nova rodada de demissões em massa pode acontecer na divisão de games da Microsoft na próxima semana. É o que afirma uma recente matéria da Bloomberg, corroborada pelo jornalista Tom Warren do The Verge.
- Isso é um Xbox? Microsoft lança VR em parceria com a Meta
- GPUs AMD UDNA para os novos Xbox e PlayStation serão 2x mais rápidas em IA
Segundo a reportagem, gerentes da Microsoft já foram informados sobre cortes na divisão Xbox, além de demissões mais amplas em outras áreas. O setor de vendas da empresa também deve ser afetado.
O The Verge informa que a empresa está planejando reestruturar setores do negócio do Xbox em preparação para a nova geração de consoles.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Vale lembrar que, no início do ano, a Microsoft já havia demitido 6 mil colaboradores, além de ter promovido outro corte de 300 posições no começo deste mês.
A divisão de games, em especial, vem enfrentando dificuldades com sucessivas demissões em massa. Somente em 2024, a Microsoft cortou quase 2 mil cargos após a aquisição bilionária da Activision Blizzard King.
Meses depois, a companhia anunciou a extinção de quatro estúdios: a Tango Gameworks (Hi-Fi Rush, The Evil Within), Alpha Dog Studio (Mighty DOOM), Arkane Austin (Prey, Redfall) e Roundhouse Studios (absorvido pela ZeniMax Online).
As demissões voltaram a virar manchete em setembro de 2024, com o corte de outros 650 funcionários do Xbox.

Xbox pode encerrar operações em alguns locais da Europa
Além da demissão em massa iminente, uma fonte informou ao The Verge que a Microsoft irá reestruturar a distribuição do Xbox na Europa Central, “o que resultará no encerramento das operações do Xbox em algumas regiões”.
Em fevereiro deste ano, uma reportagem da Folha de S.Paulo revelou que a Microsoft estaria limitando os estoques do Xbox Series X no Brasil, em um caso semelhante ao que ocorreu na Polônia, em 2024.
Mais recentemente, o jornalista Christopher Dring relatou que o hardware do Xbox estava em falta nas prateleiras de diversas regiões do mundo.
Dessa forma, é possível que se torne ainda mais difícil adquirir um console da atual geração do Xbox.
Leia também:
- Microsoft começa a integrar Steam ao app do Xbox no PC
- Xbox Classics: jogos de Xbox 360 vão mesmo chegar ao PC? Não é bem assim
- CEO da AMD revela planos para futuro do Xbox: “tudo com retrocompatibilidade”
Leia a matéria no Canaltech.