O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou neste domingo (29) que há um comprador para o TikTok. Em entrevista à Fox News, Trump completou que anunciará o comprador “em duas semanas”.
- Como ocorre o bloqueio de sites e redes sociais no Brasil?
- Quem são e quanto ganham os maiores influenciadores de 2025?
De acordo com o estadunidense, ainda é necessária a aprovação da China, mas acredita que o presidente chinês Xi Jinping a aceitará.
Quando perguntado quem seria o comprador da rede social chinesa, Trump apenas classificou como “um grupo de pessoas muito ricas”, e que o anunciaria “em cerca de duas semanas”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A novela entre o TikTok e o governo dos EUA, que se arrasta desde antes de Donald Trump assumir a presidência. Em janeiro, foi aprovada uma lei que obrigava a ByteDance, proprietária do app chinês, a vender as operações do TikTok nos EUA para que o mesmo não fosse banido.
A lei aprovada pela Suprema Corte dos EUA tem como objetivo proteger dados sensíveis de cidadãos norte-americanos e evitar que sejam espionados pela China.
A Lei de Proteção aos Americanos contra Adversários Estrangeiros de Aplicativos Controlados deveria ter entrado em vigor em 19 de janeiro de 2025, mas já foi adiada três vezes por Trump, a última em 19 de junho. O novo prazo para venda do TikTok é 19 de setembro.
Após o último adiamento, em nota oficial, o TikTok agradeceu a “liderança e suporte” de Trump em “garantir que o TikTok continue disponível para mais de 170 milhões de usuários americanos e 7,5 milhões de negócios dos EUA que dependem da plataforma”.
Em janeiro, o app ficou indisponível nos EUA por algumas horas, mas voltou após Trump garantir a extensão do adiamento.
Até o momento, não há confirmação por parte da ByteDance sobre a venda do TikTok. Porém, já existem alguns possíveis compradores que são especulados no mercado.
Caso a venda ocorra, há grandes chances de precisar passar por aprovação do governo chinês, que já afirmou que qualquer negócio fechado pelo TikTok não incluirá o algoritmo do app, que seria a “fórmula secreta” do sucesso da rede de vídeos.

Quem são os possíveis compradores do TikTok?
Em janeiro se cogitou a venda do aplicativo para o CEO da Tesla e da Space X, Elon Musk, que, à época, ainda fazia parte do governo dos EUA.
Atualmente, os possíveis compradores cotados pelo mercado são de empresários próximos à Trump, como Larry Ellison, da Oracle, e para empresas como a Perplexity AI e o AppLovin.
Larry Ellison é a segunda pessoa mais rica do mundo, com fortuna avaliada em US$ 263,9 bilhões, de acordo com a Forbes. O cofundador da Oracle, empresa que já fornece a infraestrutura de nuvem utilizada pelo TikTok nos EUA, é próximo do presidente dos EUA, que já afirmou que “gostaria que Larry comprasse o TikTok e desse metade para os EUA”.
A Perplexity AI, startup de inteligência artificial que recebeu recentemente US$ 500 milhões em uma rodada de investimentos, vê a oportunidade de integrar a tecnologia do TikTok em seu sistema de IA.
Em janeiro, antes da aprovação da lei que bane a rede social nos EUA, a Perplexity enviou uma proposta à ByteDance pela fusão das empresas.
Já o AppLovin, empresa com foco em ferramentas de monetização de apps e anúncios digitais, enviou uma proposta oficial de aquisição do app chinês em abril de 2025. A compra do TikTok seria uma oportunidade de impulsionar os negócios de tecnologia de publicidade móvel.
Veja também:
- Como vender na TikTok Shop? Veja o passo a passo para criar sua loja no app
- Como ver os seguidores recentes de uma conta no Instagram
- Como viralizar no TikTok? Executiva da rede social dá dicas no Web Summit Rio
VÍDEO: Esses APPS estão ACABANDO com a bateria do seu CELULAR!
Leia a matéria no Canaltech.