Quando uma morte acontece em um filme, é sempre um momento que provoca sensações intensas no público. Se um vilão morre, ficamos felizes com a paz do mocinho. Por outro lado, se algum personagem querido encontra um fim trágico, ficamos extremamente mexidos com a situação, que pode resultar até mesmo em lágrimas.
- 5 filmes que tratam de crimes reais que chocaram o mundo
- 10 filmes mais populares nos streamings do Brasil no 1º semestre de 2025
Contudo, existem algumas mortes no cinema que, mesmo sem qualquer intenção cômica por trás, são feitas de um jeito tão estranho (para dizer o mínimo) que acabam evidenciando toda a ficção por trás daquilo que estamos assistindo, ficando extremamente bobas e ridículas.
Mortes mais mentirosas do cinema
Para relembrar falecimentos que não foram nem um pouco impactantes no cinema, o Canaltech selecionou as 6 mortes mais mentirosas da sétima arte. Confira!
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Momento Crítico (1996)
- A Última Ameaça (1996)
- Titanic (1997)
- Do Fundo do Mar (1999)
- The Room (2003)
- Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Momento Crítico
Em meados da década de 1990, o filme Momento Crítico entregou uma morte boba que certamente não dialogou com o clima de ação e suspense do filme. Estrelado por Kurt Russell (O Enigma de Outro Mundo), o longa matou o personagem de Steven Seagal (A Força em Alerta), o coronel Austin Travis, de um jeito bastante forjado.
Na cena, o coronel morre após tentar fechar a escotilha de um avião – algo que poderia ter sido mostrado de um jeito heroico, mas acaba virando uma piada quando vemos o corpo de Travis, claramente feito por CGI, balançando pelo ar de uma forma que chega até a ser engraçada de tão falsa.
Momento Crítico está disponível para compra ou aluguel em Prime Video.
A Última Ameaça
Ainda nos anos 1990, o filme A Última Ameaça também não se esforçou muito para levar o máximo de fidelidade a uma morte em sua trama. Com John Travolta (Grease) e Christian Slater (Mr. Robot) no elenco, o filme acompanha um embate entre um piloto desleal da Força Aérea, que rouba mísseis nucleares para vender a terroristas, e um copiloto que tenta frustrar o plano.
A morte mentirosa acontece no ato final do filme, quando o vilão interpretado por John Travolta morre em um trem tentando levar a carga nuclear ao destino final. Na sequência, o personagem acaba morrendo pelas mãos da própria ogiva nuclear quando o dispositivo dispara em sua direção, fazendo ele voar do transporte como se fosse uma boneca de pano.
A Última Ameaça está disponível para streaming no Disney+.
Titanic
Um dos filmes mais emblemáticos da história do cinema, Titanic marcou as carreiras de Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street) e Kate Winslet (Avatar: O Caminho da Água) com a ficcionalização do conhecido naufrágio do navio que dá nome ao longa. Mas até esse grande clássico tem sua parcela de mortes mentirosas.
A mais conhecida (e que até virou meme) é aquela em que vemos um homem caindo em direção à hélice da embarcação. O problema é que o trabalho de efeitos visuais deixou a coisa toda um tanto quanto boba, já que vemos o homem girando loucamente no ar antes de cair no oceano, logo depois de bater na hélice.
Titanic está disponível para streaming no Disney+.
Do Fundo do Mar
Mais uma produção em que o CGI mais atrapalhou do que ajudou na hora de mostrar uma morte trágica foi o filme Do Fundo do Mar. O longa chegou aos cinemas no fim dos anos 1990 com Samuel L. Jackson (Os Vingadores), sendo que ele foi justamente o protagonista da situação forjada.
Misturando terror e ficção científica, o longa acompanha biológos marinhos que fazem uma experiência de alteração genética em tubarões para deixá-los mais inteligentes. É claro que, diante desse cenário, a equipe acaba virando presa dos animais, inclusive o personagem de Jackson, um executivo que está investigando as ocorrências.
O executivo parte dessa para uma melhor de uma maneira inusitada que, mesmo nada intencional, acabou virando uma grande piada: enquanto tenta fazer o grupo se unir para enfrentar o problema, o executivo é devorado por um tubarão com o CGI mais forjado de todos. É quase impossível levar a sério o momento traumático.
Do Fundo do Mar está disponível para streaming na Max e para compra o aluguel em Prime Video e Apple TV.
The Room
O que você poderia esperar de um filme que é considerado um dos piores já feitos na história do cinema? Exatamente isto (e muito mais): mortes ridículas.
Estrelado e dirigido por Tommy Wiseau (Artista do Desastre), The Room acabou virando um clássico cult ao longo dos anos, mesmo com a péssima reputação. Desastroso do começo ao fim, o longa é aquele tipo de filme ruim que você deveria ver pelo menos uma vez na vida apenas para entender a fama da produção.
Apesar de tantas escolhas questionáveis, é a morte do protagonista Johnny (Tommy Wiseau) que se destaca pela maneira ridícula como é retratada. Na cena, Johnny comete suicídio depois de descobrir que sua noiva e seu melhor amigo o traíram. Tudo é feito de maneira tão cafona e exagerada que é impossível não sentir um pouquinho que seja de vergonha alheia.
The Room não está disponível para streaming no Brasil atualmente.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Nem mesmo Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge conseguiu escapar da maldição das mortes bobas no cinema. Conclusão da trilogia do Morcego pelas mão de Christopher Nolan (Oppenheimer), o longa acompanha Bruce Wayne (Christian Bale) enfrentando o terrorista Bane (Tom Hardy) depois de passar um tempo exilado.
Mas todo o prestígio da trilogia não foi capaz de apagar uma das mortes mais mentirosas do cinema. A cena em questão envolve Talia al Ghul (Marion Cotillard), que morre depois de sofrer um acidente em um caminhão. O grande problema é que não houve muito esforço para deixar o momento convincente, já que a personagem apenas fecha os olhos como se estivesse dormindo, deixando toda a carga dramática de lado.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge está disponível para streaming na Max e para compra ou aluguel em Prime Video, Apple TV e Google Play.
Leia também:
- 10 mortes bizarras nos filmes da franquia Premonição
- 7 filmes que tiveram acidentes nos bastidores
- Pânico | As 15 mortes mais marcantes da saga
Leia a matéria no Canaltech.