Era mesmo IA: banda com 1 milhão de ouvintes no Spotify admite que é ‘sintética’

Tecnologia

O mistério acabou: os responsáveis pela banda The Velvet Sundown, que possui mais de 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify, admitiram que o projeto foi criado com inteligência artificial (IA)

A confirmação vem de uma publicação no perfil oficial do grupo no X e dá fim à discussão sobre a origem das músicas

“Todos os personagens, histórias, músicas, vozes e letras são criações originais geradas com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial empregadas como instrumentos criativos”, diz o post. “Qualquer semelhança com lugares, eventos ou pessoas reais – vivas ou falecidas – é mera coincidência e não intencional.”


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O comunicado explica ainda que o The Velvet Sundown é um “projeto de música sintética guiado pela direção criativa humana”. Os nomes das pessoas por trás da iniciativa, no entanto, não foram revelados.

“Isto não é um truque — é um espelho. Uma provocação artística contínua, criada para desafiar os limites da autoria, da identidade e do futuro da música na era da IA”, informa a banda.

A descrição do grupo no Spotify também foi atualizada com a explicação publicada nas redes sociais.

O lançamento do terceiro álbum, por outro lado, permanece marcado para 14 de julho.

The Velvet Sundown admite que banda foi criada por IA (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)
The Velvet Sundown admite que banda foi criada por IA (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)

Fim do mistério

A banda The Velvet Sundown teve as suas primeiras músicas publicadas no Spotify em junho e, em poucos dias, ultrapassou a marca de 500 mil ouvintes globais. Atualmente, o conjunto possui 1,1 milhão de ouvintes, com a maior parte localizada em São Paulo (SP), segundo a plataforma de streaming.

O sucesso, no entanto, não deixou a desconfiança de lado, quando fãs passaram a discutir se o grupo foi criado por IA ou não, principalmente devido à ausência de detalhes dos integrantes pela Internet.

A história ganhou mais intensidade depois que um perfil no X que se passava pelo The Velvet Sundown passou a negar as acusações. Dias depois, porém, o grupo informou que se tratava de uma conta falsa.

Posteriormente, o responsável pelo perfil sob o pseudônimo Andrew Frelon também admitiu que não se tratava de um canal oficial.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: GibberLink: A nova linguagem secreta das IAs e dos robôs que (não) pode ser entendida pelos humanos

Leia a matéria no Canaltech.