O vilão mais misterioso do filme Superman, de James Gunn, que acaba de chegar ao circuito nacional nesta semana, é a figura denominada Ultraman, que só revela sua face no ato final do longa. Muita gente ficou curiosa por saber se esse antagonista realmente existe. A resposta é sim, e não só vem diretamente dos quadrinhos como também é bastante popular no Universo DC, mas com muitas diferenças iniciais.
- Superman: quem é e quais são os poderes do Senhor Incrível?
- Crítica: Superman de Gunn é o mais humano de todos — e isso é ótimo
Atenção, o texto a seguir contém spoilers de Superman, o filme de James Gunn!
Bem, no filme de James Gunn, o Ultraman é revelado como um clone do Superman criado a partir do DNA do kryptoniano, coletado por Lex Luthor e desenvolvido com a tecnologia do bilionário do crime de Metrópolis.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O que chamou a atenção dos fãs dos quadrinhos é que a concepção e o visual do Ultraman do Universo Cinematográfico DC (DCU, na sigla em inglês) misturam elementos da saga Morte do Superman nos quadrinhos.

O visual inicial do Ultraman de Gunn lembra bastante o primeiro traje de Doomsday (ou Apocalypse), o monstrengo que “apagou” o Superman nos anos 1990. E, depois de revelada sua identidade no filme, o rosto ficou parecido com o do Superman renascido e cabeludo de traje escuro.
Vamos falar mais sobre essa versão do Gunn no final do texto, mas, antes, o Canaltech te mostra as origens e os poderes do Ultraman original dos quadrinhos.
Quais são as origens do Ultraman?
A primeira aparição do Ultraman foi em Justice League of America #29, de 1964, quando a Era de Prata dos Quadrinhos começava a revelar as Terras paralelas do Universo DC (ou Multiverso DC). O vilão foi caracterizado como uma contraparte maligna de Kal-El da Terra-3.
Nessa época, a DC tinha problemas cronológicos envolvendo as aventuras dos heróis da Sociedade da Justiça e das versões de Batman, Superman e Mulher-Maravilha da Era de Ouro dos Quadrinhos (de 1938 a 1956) e os novos heróis da Liga da Justiça e caracterizações da Trindade DC na Era de Prata dos Quadrinhos (de 1956 a 1970).
Para não confundir os leitores — ou, talvez, confundir ainda mais —, a DC estabeleceu que os heróis da “velha guarda”, tanto as primeiras versões de Batman, Superman e Mulher-Maravilha quanto os da Sociedade da Justiça, faziam parte da Terra-2.
Assim, os novos Flash e Lanterna Verde, assim como outros heróis recém-criados para a Liga da Justiça e as versões atualizada da Trindade DC, passaram a habitar a chamada Terra-1, que, resumidamente, era a cronologia principal recorrente e vigente.
Como uma forma de agitar as aventuras desse novo Multiverso em uma era mais científica dos quadrinhos, o autor Gardner Fox decidiu, então, criar mais um mundo. Assim nasceu a Terra-3, uma “realidade invertida”, em que os heróis que conhecemos, na verdade, eram vilões.

Assim, na Terra-3, o Sindicato do Crime passou a ser análogo à Liga da Justiça, com as contrapartes dos heróis tradicionais. Assim, em vez de Superman, Mulher-Maravilha, Batman, Flash e Lanterna Verde, o grupo de bandidos tinha Ultraman, Super-Mulher, Coruja, Relâmpago e Anel Energético, respectivamente.
Ao longo das décadas, a DC mudou a relação entre as Terras e a interação entre o Sindicato do Crime com os heróis e vilões da continuidade principal, contudo, o conceito sempre foi o mesmo: o de ser um “espelho cruel” da Liga da Justiça.
As origens particulares do Ultraman mudam constantemente há bastante tempo, sendo desde um personagem consciente sobre seu papel de ser apenas o oposto de Superman até um ser de antimatéria e habitante de uma Krypton alternativa. No final, a ideia é a de que o Ultraman é o contrário do Superman: odeia a humanidade e tem desapego total pela vida, em uma constante busca pelo poder supremo sobre outras criaturas.
Quais são os poderes do Ultraman?
Ultraman possui, essencialmente, os mesmos poderes do Superman, embora a maioria das versões mostrem que ele se fortalece com a exposição à kryptonita — no reboot conhecido como Novos 52 as tramas chegaram a associar isso a uma droga, com o vilão cheirando aspirando o pó da rocha.
Nessa mesma lógica inversa ao Superman, o Ultraman também fica enfraquecido pela luz solar amarela nos quadrinhos dos Novos 52, já que seus pais afirmam que a radiação direta do astro que aquece a Terra quebra a energia das células dos kryptonianos da Terra-3, privando-os de seus poderes e causando fraqueza física e possivelmente sofrimento emocional.

Algumas versões já mostraram Ultraman sendo fortalecido pela “Anti-Kryptonita”, mas não enfraquecido pela kryptonita do universo mainstream ou pela luz solar amarela como nos Novos 52. Há uma diferença nos nomes de algumas de suas habilidades, a exemplo da superforça, que é chamada de ultraforça, e assim por diante.
O Ultraman fora das HQ e o do DCU
Na animação Liga da Justiça: Crise em Duas Terras, Ultraman fica enfraquecido pela kryptonita azul que veio de seu mundo natal e de outras Terras alternativas. O Ultraman de Smallville mostrou ser vulnerável à kryptonita (de ambas as Terras) e fortalecido pela luz solar amarela como o Superman da Terra-1.
Na versão de Gunn, Ultraman carece de vontade ou pensamentos próprios, por isso depende das orientações constantes enviadas diretamente em seu cérebro pela equipe comandada por Lex Luthor.

Seu traje escuro, assim como o que foi usado por Superman na saga Morte do Superman nos quadrinhos, aparentemente absorve e retém mais radiação do sol amarelo, o que explica o fato de muitas vezes o Ultraman parecer mais forte do que o Homem de Aço original.
Como o destino do Ultraman de Gunn ficou incerto depois que o vilão foi absorvido por um buraco negro de um “universo compacto”, há a possibilidade de que esse clone se desenvolva como o Ultraman dos quadrinhos em uma outra Terra — e até retorne futuramente em um versão mais parecida com a do Sindicato do Crime.
Leia mais:
- Tudo sobre o novo Superman: conexões, HQs, elenco e cenas extras
- Superman: 4 HQs que influenciaram o novo filme de James Gunn
- Superman tem sete poderes absurdos que todo mundo sempre esquece
Leia a matéria no Canaltech.