Ao que parece, o incidente de invasão ao Discord está longe de ser esclarecido: no último dia 3 de outubro, a empresa emitiu um comunicado alegando que a brecha ocorreu a partir da 5CA, companhia de suporte ao cliente. Na mesma declaração, foi revelado que até 70 mil usuários teriam sido afetados, incluindo vazamentos de documentos de identificação como passaportes e números finais de cartões de crédito.
Em comunicado oficial na última terça-feira (14), no entanto, a 5CA se pronunciou sobre a acusação, afirmando “estar ciente dos relatos” e que “nenhum dos sistemas da 5CA esteve envolvido”. A companhia, no entanto, afirmou que investigações preliminares sobre o caso indicam que o problema surgiu de “erro humano”, mas não elaborou mais do que isso.
Quem é responsável pela brecha no Discord?
O comunicado da 5CA entrou em mais alguns detalhes acerca da sua responsabilidade no ataque, dizendo que a empresa não tratou de documentos de identificação de nenhum governo para o Discord. Todas as plataformas e sistemas da companhia, conclui o pronunciamento, continuam seguros.
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Vale lembrar que já houve afirmações por parte de hackers que o sistema teria sido invadido via Zendesk, quando uma conta de um agente de suporte supostamente teria sido roubada e acessada por 58 horas.
O Discord não comentou sobre essa afirmação, se limitando a dizer que os números citados pelos hackers, na casa de milhões, seriam inflados. A Zendesk, em comunicado enviado ao Canaltech, disse não estar envolvida no incidente e não ter sido invadida de forma alguma.
O Discord não emitiu nenhuma declaração em relação ao comunicado-réplica da 5CA, deixando, por enquanto, a questão da responsabilidade do vazamento em aberto.
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